Alianças entre companhias aéreas: quais os benefícios?



Quem nunca teve dúvidas sobre as alianças entre as companhias aéreas, não é mesmo?


As dúvidas sempre são as mesmas: o que ganhamos com essas alianças? Qual é a diferença de fazer parte ou não? Como acumular ou utilizar as milhas entre as companhias aéreas de uma mesma aliança? ou, principalmente... Afinal de contas, como funcionam essas alianças??

As alianças entre companhias aéreas são parcerias firmadas entre si para reduzir os custos de algumas operações como: usarem um mesmo escritório, um mesmo equipamento aeroportuário, áreas de manutenção compartilhadas etc. 

Mas, o que ganhamos com isso? 


Nós, passageiros, acumulamos milhas em nossas viagens.

As milhas, após uma certa quantidade, se convertem em passagens de graça. Porém, nem sempre a companhia aérea que você utiliza faz viagens para todos os cantos do mundo, e é aí que entram as parcerias! 

Basicamente, todas as viagens em que você for voar com as companhias aéreas participantes de uma mesma aliança, acumulam milhas para todos os destinos que todas as companhias voam. 

Exemplo 


A TAM passou a participar da aliança oneworld devido à fusão com a LAN

Abaixo, veja quais companhias aéreas fazem parte da aliança oneworld:


Portanto, ao voar dentro e fora do Brasil voando pela TAM (por exemplo), é possível acumular milhas para resgatar passagens para o Japão, voando com a JAL (Japan Airlines), pois ambas companhias aéreas são membros de uma mesma aliança (oneworld).


 Como analisar o custo-benefício das alianças?


O ideal é sempre procurar viajar com companhias que façam parte de uma mesma aliança. Muitas vezes (na maioria das vezes) compramos passagens não tanto pela companhia aérea, e sim pelo preço. 

Mesmo que a passagem da sua companhia aérea esteja 100 dólares mais caro do que uma outra companhia que faz parte de uma outra aliança, vale à pena o investimento.  Esses 100 dólares de diferença podem acumular 20 mil milhas, podendo ser trocadas por passagens de ida e volta à algum destino na América do Sul, por exemplo. 

Como proceder para acumular milhas?


1º: não faça diversos cartões de fidelização nas diversas companhias aéreas que participam de uma mesma aliança. Ao fazer o cartão de fidelidade da TAM, por exemplo, este cartão será aceito e deverá ser apresentado nos balcões de check in de qualquer companhia aérea participante da oneworld. 

Caso você tenha milhas acumuladas no cartão da TAM, e também existam milhas no cartão da Qantas, não será possível unificar as milhas e retirar passagens. 

As milhas devem ser acumuladas em um único cartão de fidelidade!

2º: Sempre dê preferência ao programa de fidelidade da companhia aérea que você mais faz voos. No caso da TAM, vale à pena por ter a opção de voos domésticos e internacionais. 

3º: Se for voar para fora do Brasil, procure por companhias aéreas que façam parte de uma aliança que tenham companhias brasileiras. 

 Dúvidas ou perguntas sobre este ou outros assuntos? Me escreva no formulário no final do site!
Tecnologia do Blogger.