Diário de Bordo: Cusco, Lima e Machu Picchu, Peru (por Carol Sinopoli)



Oi, gente!

No Diário de Bordo de hoje, a Carolina Sinopoli, 24, vai nos contar um pouco sobre a sua viagem ao Peru com o namorado, Junior Santos!

Ela fala sobre os passeios em Lima e Cusco, e o mais imperdível de todos: Machu Picchu (em quíchua, Machu Pikchu, "velha montanha") que é uma cidade pré-colombiana localizada a 2.400 m de altitude, e é Patrimônio Mundial da UNESCO por ser uma obra humana e pela localização geográfica.

Carol, muito obrigado pela sua participação!
Como disse, estou ansioso para fazer essa viagem, e suas dicas me ajudaram muito!

1. Acomodação

Eu fiquei hospedada no Pirwa Hostel, tanto em Cusco como em Lima.

O albergue de Cusco é ótimo, tem bar, é limpo e a única coisinha chata é o chuveiro que tem água quente somente por 3 minutos... aí tem q ser ninja e tomar banho bem rápido, rs, mas tirando isso é tranquilo. O café da manhã é bem simples: suco, pão, manteiga e geléia, leite, café e chá.

Já o Pirwa de Lima é bacana, mas a cada dia matava uma barata no meu quarto. O café é um pouco mais elaborado, com mais opção de pão, cereal e o resto igual.

Em ambos as camas são super confortáveis, sendo que fiquei em quarto duplo com camas de casal.

2. Lima

Lima é LINDA, LIMPA... eu adorei mesmo!

Passeios, bem, tem a praia que é muito diferente, pois não tem areia e sim pedras. Eu visitei apenas a de Miraflores, não sei se há praias com areia como as daqui.

Praia de Miraflores, Lima

Conheci várias ruínas, fui ao parque das lendas, um zoo municipal, nada de extraordinário nele. Já o Parque das Águas ou de La Reserva é LINDO! Tem um show de holograma nas águas que é muito legal.

Parque de La Reserva - Circuito Mágico del Agua

Carol @ Parque de La Reserva - Circuito Mágico del Agua

Carol e Júnior @ Parque de La Reserva - Circuito Mágico del Agua

Em Lima não chove nunca, porém o sol é muito forte. Sair sem protetor solar não dá.

Eu frequentei a Praça Kennedy, que é a praça dos gatos. É limpa e os gatos fofos, rs, e ao redor da praça há vários fast foods, restaurantes, comércios, tem de tudo. Vale visitar o Shopping Larcomar, e o Jockey Plaza, esse fica distante de Miraflores mas dá pra ir de ônibus.

Andei pela cidade mais de táxi, pois é bem barato e você acerta o preço antes com o taxista.

3. Cusco

Cusco é surpreendente, é uma cidadela com construções coloniais e KFC, Mc Donald's e Starbucks, rs, achei bem interessante isso. 

Cusco, Peru
 
Em Cusco só andei de táxi para ir do aeroporto ao hostel, e no resto do passeio andei muito a pé lá, é tudo pertinho e fiquei hospedada no centro, a duas quadras da Plaza de Armas. 

Plaza de Armas
Em Cusco há muito artesanato, comércio e pessoas te abordando a todo instante para vender algo (isso irrita um pouco rs).

O passeio mais imperdível de Cusco, é Machu Picchu. Não é barato, mas vale a pena.

4. Alimentação

Eu não comi muita coisa diferente, não! Um dia almocei em um local mais tradicional e pedi um prato que era abacate, frango e queijo, não me lembro o nome, mas é bom, rs. Tomei muita Inca Kola, que é uma delíciaa! Comi ceviche que é incrível de delicioso, comi milho na espiga com queijo em Cusco, quando visitei o Cristo Blanco (esqueci de mencionar antes, rs).

Júnior e Carol, e a Inca Kola!
 
Ahhhhhhhh tem uma coisa que eles comem lá que eu adorei, chama-se "Salchipapas", que é uma porção de salsicha com batatas, é uma delicia e é para se comer no parque.

Tudo lá é pollo (frango). Nossa, como eles comem frango, rs, e batata, que aliás são deliciosas!! Empanadas também são muito boas.

Eu indico a quem for ao Peru (Lima e Cusco) que visite os mercados municipais, é muito legal, uma variedade incrível de coisas, comidas e, se quiser comer como um legítimo peruano, o lugar é lá. As refeições são bem baratas e tradicionais, tanto que eu não vi nenhum turista comendo lá e, pra ser sincera, a falta de conhecimento dos pratos me impediu de comer também, rs. Eu fui com pouco dinheiro, então tinha que priorizar algumas coisas, e não foi a comida.

5. O passeio a Machu Picchu

O passeio ao Machu Picchu, até acontecer era um assunto muito polêmico e tenso entre eu e meu namorado.
Fomos sem comprar o passeio antecipado e, em Cusco, usamos basicamente todo nosso tempo buscando informações para esse passeio. Depois de muita procura, acabamos fechando com uma agência do hostel mesmo. É caro e não é fácil, pois fica longe de Cusco.

De Cusco fomos com uma van até uma cidade chamada Ollantaytambo, pois dessa cidade sai o trem para Águas Calientes, e é mais barato do que de Cusco. Chegando lá pegamos o trem, o mais barato mas bem confortável e com serviço de bordo. 

Estação de trem em Ollantaytambo

PeruRail

Chegando em Águas Calientes, há tem duas opções: subir a pé ou de ônibus. Esse ônibus custa s/50,00 por pessoa adulta, estrangeira. É bem caro, mas eu não me arrependo de ter pago, e assim ter poupado esforço para poder andar em todo Machu Picchu, e conhecer tudo que eu quis. 

Águas Calientes

Águas Calientes
Machu Picchu

Carol e Júnior @ Machu Picchu

Carol e Júnior @ Machu Picchu

Uma dica é: vá com uns s/600 SOMENTE para Machu Picchu, pois é um passeio caro.
Leve água, protetor solar, boné e algo para comer, pois sairá muito cedo de Cusco (eu sai as 4h da manhã) e retorna muito tarde (eu voltei 1h da madrugada). Foram quase 24h no ar.

Bom, eu fiz um pacote bem econômico, por isso, reserve mais ou menos essa quantia que citei (por pessoa). Se quiser gastar um pouco menos, e for estudante, faça a carteirinha da ISIC Internacional. Lá somente ela é válida e tem uns descontos bons nos passeios. Eu não sabia disso e me ferrei pois lá eles até fazem, mas eu não consegui com a carteirinha da faculdade.

6. O transporte no Peru

Do aeroporto para o hostel, fui de táxi. Tanto em Lima quanto em Cusco, pois como disse, é bem barato e dá pra negociar. 

Na saída do aeroporto, os taxistas jogam o preço alto, e cabe à você dizer "gracias" e ver com outros. O táxi lá é MUITO negociável.

7. Dicas gerais e bacanas para quem for ao Peru

  • Vale ressaltar a da carteirinha ISIC Internacional.
  • Fui ao Peru em Fevereiro, e Cusco estava muito frio, enquanto em Lima estava muito calor! Então, leve blusa e shorts, regatas e, claro, chapéu e protetor solar (inclusive o labial, em Cusco quase perdi os lábios de tanto frio, rs)
  • O dinheiro: isso me preocupou muito, tanto que troquei o real por dólar aqui no Brasil, e foi bom, pois lá o dólar é valorizado. Existem pessoas que trocam Real em Nuevo Sol, mas não estava com uma cotação muito boa, por exemplo, R$ 1 para 1,07 sol. Já o dólar estava US$ 1 para 2,80 sol. Fica a critério de cada, um vale pesquisar cotação, IOF etc.
  • Prepare-se para comprar água, eu não costumo comprar garrafinhas de água aqui no Brasil, pois existem muitos bebedouros públicos, e nossa água é boa. Não sei o que acontece no Peru que não existe um único bebedouro público, nem em Museu, Faculdade, Ruínas, em nadaaaa! Nem nos hostels que fiquei. Bom, acho que é isso... o Peru é encantador, vale muito a pena!
Gostou dessa entrevista com a Carol Sinopoli? Caso você tenha dicas de alguma viagem, pode partilhar conosco!
Mande um e-mail para: ifanturistando@yahoo.fr :-)
Tecnologia do Blogger.