10 passeios em São Paulo
Oi, gente!
Depois de muito tempo, voltei com um post novo. Desta vez, falarei sobre minha cidade!
Para quem não me conhece, sou paulistano, mas bem diferente do habitual: fujo de bagunça e muvuca, não gosto de conhecer lugares trendy (tendências do momento) e não costumo pagar gastar dinheiro muito em lazer, além de não me dar bem com shoppings.
É possível ser assim em São Paulo?
Sim! Meu maior prazer em São Paulo são os programas ao ar livre. Gosto de natureza, ou pelo menos algo que se aproxime da natureza nessa selva de pedras. Para mim, não há nada melhor do que um lugar bacana e que permita conversar, dar risadas com suas companhias, e não deixar os bolsos vazios.
Apesar da minha cidade ter problemas com educação, segurança, saúde e transporte, gosto dela e não gosto quando a criticam. Só eu posso fazer isso! ;-)
Gostaria de apresentar a vocês os meus 10 lugares favoritos em São Paulo!
1. Avenida Paulista
Sou apaixonado por essa avenida, onde é palco de diversas manifestações, grandiosas ou não. Diversidade, gente bacana (a maioria), opções para todos os tipos de passeios, e dispõe de uma calçada bastante larga, tornando prazeroso caminhar por toda sua extensão.
É o lugar mais democrático de São Paulo, repleta de estações de metrô, linhas de ônibus, ciclofaixa aos domingos. Bares, restaurantes, cafés, parques, livrarias, cinemas, teatros, shoppings... tudo concentrado em um lugar de São Paulo! É para se apaixonar ou não?
Gosto tanto deste lugar que criei o verbo mais bacana de todos: PAULISTAR!
Quer bater pernas por SP sem gastar muito? Vá PAULISTAR! :-)
2. Rua Augusta
Assim como a Avenida Paulista, a Rua Augusta é democrática e oferece opções para todos os gostos.
Dificilmente é possível vê-la vazia, seja de dia ou à noite. Há ótimos bares para tomar uma cerveja e jogar conversa fora, conhecer pessoas, paquerar, enfim... se divertir!
É o meu lugar favorito para procurar um bar, andar pelas lojas e novidades, ver gente bonita (nem sempre!).
3. Templo Zu Lai
O templo é shintoísta, e além de ser fotogênico, é repleto de paz. Aos finais de semana, é bem difícil estar vazio. Diversas famílias vão conhecer, e a maioria respeita a regra de não falar alto, usar roupas adequadas, etc.
Há diversos ambientes maravilhosos do templo, e na área externa, que conta com um enorme jardim, um lago, e no inverno, diversas cerejeiras florescem! Um ótimo lugar para meditar e desacelerar do ritmo de São Paulo.
Também há um café e restaurante, e este último funciona apenas aos finais de semana, no almoço. Ambos oferecem apenas alimentação vegetariana.
4. Cidade Universitária – USP
Moro próximo à USP, e adoro a área verde da Cidade Universitária. Para quem gosta de praticar corrida, caminhada, ciclismo, ou qualquer outro esporte, recomendo a USP aos sábados, até as 14h. O fluxo de carros é menor nas vias, permitindo uma prática mais segura de esportes.
5. Cervejaria Nacional
Localizada no bairro de Pinheiros, a Cervejaria Nacional oferece um ambiente bastante tranquilo para se reunir com os amigos e degustar de algumas cervejas diferentes. Particularmente, a minha favorita é a "Mula", e também há cervejas sazonais que não estão no cardápio. Se for fã de cervejas, pergunte à quem lhe atender. :-)
Mais uma dica: experimente o pão de cevada com manteiga de cerveja.
6. Praça Pôr-do-Sol
É quase inacreditável que exista um espaço público em São Paulo, onde as pessoas realmente se juntam para aproveitar o momento e o lugar. Com tanta violência na cidade, as pessoas se confinam cada vez mais em lugares fechados ou pagos.
Dependendo do dia, hora, clima, o ambiente é incrível, cheio de pessoas bacanas e bonitas, felizes e curtindo a companhia e esse pôr-do-sol maravilhoso! Leve seus aparatos de pic-nic, cervejas, vinhos, e aproveite. :-)
7. Parque Burle Marx
O parque está localizado no Panamby, e logo na entrada há um extenso gramado para sentar, deitar, fazer um pic-nic, enfim... aproveitar a companhia e o ambiente da melhor maneira!
O parque também conta com uma trilha bacana, e as instalações são bastante conservadas. Recomendo!
8. Fundação Maria Luisa e Oscar Americano
A Fundação Maria Luisa e Oscar Americano é um lugar pouco divulgado em São Paulo, além de ter entrada paga (exceto aos sábados, quando a entrada é franca).
O lugar é calmo, tem uma casa de chás e apresentações de concertos em determinadas épocas. Plus romantique! ;-)
9. Parque da Independência
Quando morei no bairro do Alto do Ipiranga, caminhar até o Parque da Independência em um domingo de manhã ensolarado era o meu programa favorito.
Há pessoas praticando esportes, caminhando, passeando com seus animais de estimação, namorando, com os amigos... que lugar bonito! E cheio de história.
Na época em que morei próximo, tive a sorte de presenciar um show gratuito da Norah Jones neste parque, em 2010. Assistir um show gratuito, sentado no gramado e debaixo da árvore? Mais um programa inacreditável em São Paulo!
10. Jardim Botânico de São Paulo
Um dos lugares mais fotogênicos da cidade!
Ao proteger as nascentes do Ipiranga, o Jardim Botânico foi criado para aproveitar a mata local. Há 380 espécies de árvores e diversos animais. Segue a mesma regra do Templo Zu Lai: aos finais de semana, o Jardim Botânico fica lotado de pessoas, sendo melhor a visita durante a semana. A entrada é paga, e é distante do metrô.
O acesso é melhor pela estação Santos-Imigrantes (2 - Linha Verde) e São Judas (1 - Linha Azul).
Conhece mais lugares bacanas em São Paulo? Comente e compartilhe conosco! :-)