Diário de Bordo: guia rápido de Nova York


Oi, gente! 

Voltei com mais depoimentos, e dessa vez é o meu. Todos sabem a minha paixão platônica pela cidade de Nova York, e não podia deixar de escrever sobre os lugares que me encantam lá! 

Nova York é uma cidade fantástica, e é o destino certo para: compras. Os passeios não ficam para trás, é maravilhoso caminhar e conhecer lugares que vimos tanto em filmes e séries. 

Nunca exageram quando falam muito bem de Nova York!

Abaixo, menciono todas as minhas impressões sobre os quesitos de NY: acomodação, transporte, alimentação, compras, passeios... confiram! 

Primeira viagem internacional? Confira o guia completo clicando aqui.


1. Saindo do aeroporto John F. Kennedy (JFK)


Todas as pessoas que me conhecem bem, sabem que eu não gosto muito de táxi. Para falar a verdade, pegar táxi sempre fica em última opção para mim. 

Para sair do aeroporto ao seu hotel ou hostel, existe a opção de pegar o AirTrain, um trem que circula entre todos os 8 terminais do aeroporto, e faz conexão com a Jamaica Station, no Brooklyn, que dá acesso à linha E do metrô, seguindo até a ilha de Manhattan. 

Sérgio Rêgo, serviço de transporte em NYC 

Outra opção, mais cara, porém mais confortável e segura (principalmente se estiver viajando com a sua família), é o serviço de transportes do Sérgio

Muito pontual e educado, sempre pedimos pelo serviço de transporte do Sérgio. Não importa o horário, ele sempre nos atende, inclusive para passeios como a idas aos outlets (Woodbury & Jersey Gardens), que é bem distante da ilha!

Basta enviar um e-mail para ele e agendar o dia e a quantidade de pessoas e malas que irão consigo.



2. Hospedagem



Na busca por hotéis ou albergues, eu aconselho procurar sempre na região de Midtown, e quanto mais central for (na região da Times Square), melhor! Digo isso pelos passeios concentrados nessa região, além de lojas e locais para comer. 

Midtown
Os hotéis que já fiquei hospedado são: 



De todos, o melhor hotel foi o Courtyard. Além da localização e preço muito acessível, o hotel era novo (tinha menos do que 6 meses), então todas as instalações ainda estavam novinhas! 

Além disso, havia uma estação de metrô na entrada do hotel, e dividia a região com a Macy's, Empire State Building, diversas farmácias e lojas. 


Veja como planejar suas viagens em 7 passos clicando aqui

3. Transporte

Em Nova York, a melhor forma de se deslocar é o metrô. Não adianta, é unânime! 

Mapa de metrô de Nova York (clique para ver ampliado)

A malha ferroviária leva a todos os cantos da ilha, além de funcionar 24h. Podem chamar as estações de sujas, velhas, mas é funcional e útil. 

Estação do lado de fora

As estações de metrô têm essa aparência aí. Abaixo do nome da estação, há as famosas bolinhas com as cores e letras/números da linha que opera na estação.

Na mesma plataforma é possível passar diversas linhas, precisando ficar atento às letras/números e cores da bolinha no trem que estiver chegando na plataforma. 

Estação por dentro
Ao adentrar a estação de metrô, procure pelas indicações da linha que você deseja pegar. É importante ter em mente a direção que você pegará, pois a malha de metrô, na ilha, opera de norte à sul, e fica fácil de se localizar quando memorizar a direção:

  • To UPTOWN (para o norte da ilha)
  • To DOWNTOWN (para o sul da ilha)


MetroCard
O MetroCard será o seu melhor amigo, vai te acompanhar a todos os cantos da ilha, e vai ser tão onipresente quanto o cartão de crédito. 

Em quase todas as estações de metrô é possível encontrar máquinas parecidas com caixas eletrônicos, e que vendem o MetroCard. É possível comprar usando dinheiro em espécie ou cartão de crédito. 

Ao comprar, há opções de viagens ilimitadas (unlimited) que pode ser 7 dias ou 30 dias. Isso significa que, durante 7 dias é possível usar o metrô quantas vezes quiser, só não é permitido passar o cartão duas vezes em um intervalo curto.

O custo do cartão é de U$ 1, portanto, se guardar o cartão é possível recarregar nas mesmas máquinas.

Outro benefício (turístico) do MetroCard,  é poder andar de teleférico da ilha da de Manhattan até a ilha Roosevelt (Roosevelt Island Tramway) sem custos adicionais!




Veja aplicativos úteis para viajantes: clique aqui.

4. Passeios

Eu não costumo fazer passeios culturais demais, então já adianto que não constam museus! rs


Central Park

O cartão postal verde mais conhecido de Nova York, com certeza, é o Central Park. Equivale, aproximadamente, a 10x o Parque do Ibirapuera (SP), e possui lagos, caminhos de bicicleta, fontes, monumentos, inclusive o Strawberry Fields em homenagem a John Lennon, e que fica próximo ao apartamento em que foi assassinado (Edifício Dakota). 

Central Park em janeiro de 2010

Esquilos que lotam o Central Park

Monumento "Strawberry Fields" em homenagem a John Lennon

Strawberry Fields @ Central Park

...Turistando!


Grand Central Station

Essa estação é um lugar lindo, cenário de diversos filmes românticos, e de construção incrível. No teto há diversos pontinhos de luz que representam estrelas. 

Grand Central Station

Grand Central Station

Downtown 

A região de downtown abriga alguns pontos turísticos, como a Estátua da Liberdade, o famoso Touro de Wall Street (Charging Bull), Battery Park (construído com o entulho utilizado dos destroços do ataque terrorista do 11 de setembro), Memorial 11 de setembro, Ponte do Brooklyn etc. 

Eu não optei por comprar o passeio para a ilha onde fica a Estátua da Liberdade, e peguei um ferry boat que passa próximo, e é de graça! Esse ferry vai até Staten Island, e sai do Battery Park. O passeio é de meia hora.

Chegando em Staten Island, você pode descer e já pegar o próximo ferry de volta para Manhattan. 

Charging Bull

Gente... eu posso explicar! rs. Há um ditado popular que diz que dá sorte financeira encostar no escroto do touro!

Staten Island Ferry

Estátua da Liberdade vista do ferry

Ponte do Brooklin


Praças

As praças são lugares ótimos para dar uma descansada e olhar o movimento dos estudantes, moradores, executivos e poucos turistas em NY! 

Minhas duas favoritas: Washington Square Park e o Bryant Park.

Washington Square Park, próximo à NYU (New York University)

Arco do Washington Square Park

Bryant Park



Times Square

A região de Times Square têm diversas lojas e é imperdível andar por lá à noite. Os letreiros e outdoors luminosos prendem a atenção de qualquer pessoa, além de estar sempre lotada de turistas, à qualquer hora do dia! 

Times Square

West Village

A região do West Village abriga alguns pontos turísticos GLS, o apartamendo do famoso e amado seriado FRIENDS, e o Hudson River Park, onde praticam caminhadas e cooper. 

Christopher Street, que beira o Hudon River Park

Hudson River Park

Gay Street

Apartamento de FRIENDS



5. Compras

A cidade da barganha e das compras, com certeza, é Nova York. O consumismo é muito alto, e os preços são muito atrativos, pois lá os preços são acessíveis a todos. 

Aqui mencionarei apenas as principais lojas que visitei.


B&H Photo


Esse lugar é mágico para compra de eletrônicos! 

É possível achar todos os tipos de eletrônicos (notebook, computadores, tablets) além das câmeras. O atendimento, para quem não sabe inglês, também é feito em português.

Antes de comprar em lojas específicas, como Best Buy, ou até mesmo na loja da própria Apple, acho válido fazer uma pesquisa, pois os preços costumam ser atrativos na B&H! 


Apple Retail Store


A loja da 5th avenue é a mais bonita, e a mais cheia, também. Aberta 24h, e conta com diversos computadores e tablets com acesso grátis à internet! Perfeito para fazer as ligações via Skype ou dar uma olhada nos mapas, até mesmo para postar fotos e responder e-mails. 


Apple Retail Store 5th ave

Apple Retail Store 5th ave por dentro



Jack's 99


Uma loja interessante e cheia de barganhas baratas, equivalente às lojas de R$ 1,99 do Brasil, só que com produtos de muito mais qualidade! 

A loja com 3 andares, localiza-se na 32 street (entre a 6th e a 7th avenue).



Lego Store


É como voltar à infância! Essa loja é maravilhosa, e também é possível encher potinhos com legos para comprar peças avulsas. Uma tentação! Fica próximo ao Rockefeller Center. 



Toys'r'Us


Essa loja, localizada em meio a Times Square, é o paraíso dos brinquedos. Há todos os tipos de brinquedos, e cada andar tem uma novidade. O marcante é a roda gigante dentro da loja. 



Century 21 



Localizada em downtown, próximo ao memorial do 11 de setembro, essa loja multimarcas é repleta de roupas, acessórios e malas. Particularmente, sempre vou com uma mala para NYC, e compro a segunda na Century 21. Prepare-se para perder boas horas! 



Macy's


A Macy's é a maior e talvez mais antiga loja de departamento em Manhattan. Há diversas marcas, acessórios, perfumes, presentes, aparelhos domésticos e decoração. É preciso garimpar bastante para achar boas ofertas, sem esquecer de ir até o "Visitors Center" para retirar o desconto de 10% ao apresentar o passaporte. 

Macy's

Cupom de desconto na Macy's


6. Dicas


1) Compras: os preços de prateleiras não são os valores finais a serem pagos. Ao finalizar a compra, será adicionado 8,87% de impostos. Nas compras abaixo de U$ 110,00 o imposto é abatido.

2) Gorjeta:  as gorjetas não costumam estar discriminadas na conta, e deve ser acrescentado 15%. 

3) Farmácias como Duane Reade e Walgreens vendem de tudo: comidas prontas, remédios, cosméticos, maquiagens, doces, salgados, sucos, refrigerantes, e até fantasias de Halloween (!!). 

4) Alimentação: caso não queira gastar com restaurantes, e se cansou de comer lanches, opte pelas "Delis" (diminutivo de delicatessen). Há opções de lanches e comidas no sistema self-service, podendo serem consumidas no local ou para levar. As delis são equivalentes a lojas de conveniência, e vendem também doces, salgados e bebidas. 

5) Para viajar gastando pouco, sempre acompanhei o blog do Viagens para Mãos de Vaca. O site é repleto de achados, como as que eu mostrei aqui, e vale muito fazer as pesquisas utilizando esse guia!


Usando celular pré-pago em Nova York. Saiba como se manter conectado clicando aqui.
Tecnologia do Blogger.