Diário de Bordo: Edimburgo, Escócia (por Danira Tavares)



Olá, gente! 

Já estou de volta com mais um relato, e dessa vez, por uma das minhas melhores amigas: Danira Tavares :-)

Ela esteve em Edimburgo, na Escócia, para um evento acadêmico, e aproveitou a longa viagem para fazer alguns passeios, e aceitou dividir a experiência dela conosco.

Veja como ser educado no Reino Unido: leia aqui o post.

Obrigado, Dan! Apenas amando a sua participação por aqui! 


Primeiras impressões


Danira Tavares, 25, fonoaudióloga


Tive a oportunidade de conhecer Edimburgo em novembro de 2013, quando fui apresentar um trabalho sobre o meu mestrado em um congresso realizado na Universidade de Edimburgo.


Aeroporto de Edimburgo

Logo que cheguei um taxista muito simpático (com aquele sotaque de Inglês Escocês) queria saber mais do Brasil e foi muito solícito ajudando achar o hotel onde fiquei hospedada na Quartermile (100 metros da Universidade de Edimburgo).

Desde a organização do evento eu já tinha percebido como os escoceses são bem organizados e preocupados com os participantes do congresso. Semanalmente recebia e-mails dando orientações sobre acomodação, locomoção, sobre o clima na semana no evento e até sobre a cultura (o evento ocorreu na semana das homenagens aos soldados que morreram na guerra e por isso seria comum ver pessoas usando “red poppies” presas na roupa).


Escócia... lá do alto!

Fiquei apaixonada pela beleza arquitetônica da cidade, pela organização, gentileza e alegria dos escoceses! E pela primeira vez curti o frio do Outono (rigoroso) sem reclamar! Ter aquecedores em todos os lugares (inclusive no chão e nas paredes do hotel), faz toda a diferença!!! Hahahaha


Estação de Edimburgo




Lá o dia começa a escurecer a partir das 16:30, e as lojas pequenas e mini shoppings começam a fechar às 17:00; lojas maiores fecham às 20:00, e os restaurantes e pubs geralmente ficam abertos só até às 23:00. Parece que você está vivendo na madrugada, mas quando chega no Hotel ainda é apenas 9:00 p.m ! Achei isso muito diferente e maluco! Hahahaha

E as coisas só começam a abrir às 9:00 a.m, acho que as aulas também começam por volta das 9:00 da manhã, pois percebi várias crianças uniformizadas andando juntas para a escola. Isso sim é qualidade de vida na minha opinião!!!

Recomendo para todos que querem conhecer o Reino Unido, dar uma passada pela Escócia!!! Tenho vontade de ir com mais calma para lá e conhecer as outras cidades!!! Quem sabe um dia...


1. Sobre a Escócia


Como eu tive apenas um dia livre, só consegui visitar o Castelo de Edimburgo e passear pelas ruas da cidade. Para quem gosta de arquitetura medieval é magnífico andar pela cidade, prepare-se para tirar muitas fotos (até aquelas que você tirar com pressa ficarão incríveis), a cidade é muito fotogênica!!!


Entrada do Castelo de Edimburgo

Vista do Castelo de Edimburgo

Danira Tavares Turistando (meu orgulho!)

Museu do Castelo de Edimburgo



Existem muitas lojinhas com souvenirs escoceses, a vontade é de comprar tuudoo, além de que os vendedores são sempre simpáticos e alegres!!! Não se espante em ver eles de “Kilt”!!! Na verdade os kilts são usados pelos homens somente em ocasiões especiais, mas receber turistas para comprar é uma dessas ocasiões e por isso eles usam!!! Existem diferentes cores de kilts, as cores representam as famílias nobres. Em uma loja vi uma camiseta a venda que dizia “No, it's a kilt, if i had underwear on, then it'd be a skirt” (Não, isto é um kilt, se eu estivesse usando peças íntimas, isso seria uma saia).





Sem falar nas lojas que chamam “poundland” (http://www.poundland.co.uk) , você pode encontrar de tudo por £ 1!!!! Barras enormes de chocolates famosos, diversos tipos de comida, acessórios para casa, papelaria, etc, tuuudo por £ 1!!!

Além disso, na Princes Street existem lojas famosas no Reino Unido por serem boas e baratas (mesmo gastando em Libras, vale a pena comprar algumas coisas!) como a Primark e a H&M!!! Comprei um casaco de ótimo para o frio e gastei apenas £25 (usei ele a semana inteira que passei lá). 

Em Edimburgo tem uma Starbucks em cada esquina, aconselho entrar em uma, existem sabores que não há no Brasil, experimentei o Gingerbread Latte, gostei bastante!!!

2. Passeios

Castelo de Edimburgo – £16 a entrada. Tem uma vista lindaaa da cidade (se a “fog” não atrapalhar... hahahaha), você pode tirar foto de tudo dentro do Castelo, menos da sala onde estão as jóias da coroa real.


Subida do Castelo de Edimburgo com "fog" (nevoeiro)



Palácio de Holyroodhouse – onde a Família Real fica quando vai à Escócia – fica no extremo oposto do Castelo de Edimburgo, que são conectados pela “Royal Mile High Street”. Não consegui visitar o Palácio, pois só fica aberto para visitas até às 15h, depois desse horário sempre tem exposições. Mas dei uma passeada pela “The Queen’s Gallery” que fica na entrada do palácio, é uma lojinha onde vende-se tudo relacionado à Família Real (como por exemplo os chás que a rainha toma e até a louça do então recém nascido Príncipe George).


Royal Mile High Street


Zoológico de Edimburgo – £16 a entrada para adulto – é também um ponto turístico, a principal atração são os Pandas Gigantes. Não consegui visitar, mas acredito que vale a pena se você tiver um tempinho.

3. Alimentação


Bom assim como na Inglaterra, não tem como ir na Escócia e não experimentar o famoso “Fish and Chips”, em muitos Pubs e restaurantes essa opção é destaque. No meu segundo dia na Escócia esse foi meu almoço: “Fish and Chips” e um refrigerante típico da Escócia “Irn Bru” (achei esse refrigerante muito enjoativo).


Fish and chips



Fui a um Pub chamado: “The Rose Street Brewery”, não experimentei nenhuma comida de lá, mas adorei o ambiente, é tipicamente um pub escocês, e fica ao lado do Restaurante “Jamie's Italian Edinburgh”, queria muito ter conseguido comer nesse restaurante, porém já não tinha mais reservas. 


Entrada do pub "The Rose Street Brewery"

Pub "The Rose Street Brewery"

Entrada do "Jamie's Italian Edinburgh"



Uma coisa que reparei, existem muitos restaurantes Italianos na cidade, inclusive jantei dois dias em restaurantes Italianos, um deles é o “Bella Italia” (próximo ao pub citado e ao restaurante do Jamie Oliver). Massas muito boas, eu recomendo, ainda mais nos dias frio que passei lá! Nada como um macarrão quentinho para saciar a fome e o frio!

Ao me inscrever no Congresso, pagamos pelo jantar de encerramento que foi realizado em um restaurante chamado “Ghillie-Dhu Auditorium” com direito a entrada, prato principal, sobremesa e ao fim do jantar algumas mesas são retiradas para a apresentação de músicas típicas da Escócia e os artistas convidam todos para aprender a danças as músicas escocesas!!! Esse restaurante também tem a parte do pub!!! Amei o ambiente e a comida!!!


Ghillie Dhu

Ghillie Dhu

4. Dicas

Algumas dicas que a organização do evento enviou: 

Comendo fora em Edimburgo

Edimburgo é cheia de muitos lugares variados para comer. De estrelas Michelin para delivery locais, há uma abundância de gostos e orçamentos para escolher. A Lista do guia de comer e beber facilita a pesquisa de restaurantes em Edimburgo, juntamente com comentários úteis. 

Informação local

Edimburgo é a capital da Escócia e é palco de inúmeros festivais internacionais durante todo o ano. Há muitos lugares premiados para ver em Edimburgo e no torno. Você pode encontrar mais informações sobre Edimburgo e Escócia e nos sites "Visit Scotland" e "Edinburgh Tourist Information". A revista local "The List" tem detalhes de eventos culturais em Edimburgo e Glasgow (livros, filmes, música, teatro e arte) e pode ser pego de bancas de jornais locais.



Gostou desse relato deixado pela Danira Tavares sobre a sua experiência em Edimburgo?
Você também gostaria de dar seu depoimento sobre alguma viagem que tenha gostado muito?
Mande um e-mail para:
ifanturistando@yahoo.fr :-)
Tecnologia do Blogger.