Diário de Bordo: Torino (Turim), Itália

Oi, gente!

Faz tempo que não trago novidades, mas a vida vai boa!

A última atividade do Ifan Turistando foi na Itália. Bastou ir uma vez à Paris (clique aqui para ler o Diário de Bordo do Ifan Turistando em Paris) e em menos de 1 anos, retornei à Europa!

Fui à cidade de Torino, norte da Itália, em janeiro de 2015 para acompanhar o meu namorado, que precisava resolver algumas pendências. Juntei a vontade de viajar (inquietação de viajante, sabem como é, né?), a ótima companhia, a fuga do calor que estava em SP, e a comemoração da nossa lua-de-açúcar. :-)

Torino é uma cidade bem pequena e bem fácil de se locomover. É possível conhecer quase todos os pontos da cidade em 2 dias. Como nosso tempo era curto, não vimos todos os lugares turísticos, mas andamos bastante pela cidade!

Em primeiro instante, Torino parece ser uma cidade bastante segura, e conta com um bom transporte público. Bem servida de restaurantes, cafés e supermercados, ajudam muito na escolha para economizar com alimentação.

Confiram alguns lugares que visitamos e, logo abaixo, as principais dicas que julgo importante saber!

PASSEIOS

1. Via Roma

A Via Roma é essa avenida simpática!

Além de fotogênica, a Via Roma se destaca por ter diversas lojas de grife em sua extensão, galerias que abrigam cinemas, exposições, cafés e por ser coberta, facilita o passeio mesmo em dias de chuva.

Outra característica importante da Via Roma é que é a única avenida de Torino que possui 4 piazzas (praças) em sua extensão. As principais são a Piazza Castello e a Piazza San Carlo.

2. Piazza Castello

A Piazza Castello concentra os dois palácios mais importantes de Torino: o Palazzo Reale e o Palazzo Madama. É o coração da cidade, e na própria praça há um estabelecimento de informações turísticas: compre o Torino + Piemonte Card lá (falarei mais sobre o cartão).

É da Piazza Castello que se originam as principais avenidas que levam a todos os cantos de Torino.

3. Palazzo Reale

O Palazzo Reale (Palácio Real) é grandioso e muito bonito. A construção é incrível e imponente.

É a primeira residência construída pelos Saboia em Piemonte. Tentamos ir ao jardim do palácio, mas estava em obras.

4. Piazza San Carlo

A Piazza San Carlo é enorme, e também fica no trajeto da Via Roma.

Há alguns monumentos, igrejas, e lojas de grife (ao fundo, a loja da Prada). Aconselhamos caminhar à noite, quando a iluminação dá um ar totalmente diferente à praça.

5. Rio Pó (Fiume Pó)

Eu acho que sou apaixonado por rios que cortam cidades, e não estou falando do Rio Tietê em São Paulo, tá, gente?

Esse ambiente aquático me passa uma calma e tranquilidade que é impossível descrever. Bem acompanhado então, perco horas e nem sinto o tempo passar!

O Rio Pó é despoluído e irriga boa parte da Itália que exerce a agricultura, sendo super importante para o país. Bem... em qual lugar desse mundo a água não é importante, não é mesmo? :-)

DICAS

#1 Conexão em Frankfurt

Voamos TAM até Frankfurt, e depois Lufthansa de Frankfurt até Torino. A conexão foi bastante tranquila, e foi a minha primeira conexão com duas companhias distintas (sem codeshare).

No momento do check-in no balcão da TAM, o comprovante de bagagem foi emitido com destino final o aeroporto de Torino, porém fomos informados de que precisaríamos retirar a bagagem da esteira e despachar novamente.

Chegando em Frankfurt, estava super ansioso e perguntei à 3 colaboradoras da TAM e Lufthansa sobre a minha dúvida: precisa ou não pegar e despachar as malas novamente?

As 3 foram categóricas: se o comprovante de bagagem mostra o destino final, não é preciso se preocupar com transferência de bagagens. Ufa! Mas fiquei apreensivo até chegar em Torino, rs.

O aeroporto de Frankfurt é conhecido por ser um dos maiores da Europa, e que é preciso correr nas conexões. Nossa conexão foi de 3h30, então foi tranquilo. Nesse tempo de espera, fui andar pelo terminal A, e achei uns mimos da Lufthansa para quem espera pelo voo: café, capuccinos e chás gratuitos. Procurem por cadeiras e mesas e verão a máquina expressa. :-)

#2 Do aeroporto ao centro da cidade, e vice-versa

Quando chegamos a Torino, uma moça simpática nos buscou. Mas, no retorno ao aeroporto, pegamos o ônibus da companhia Sadem.

O ônibus para o Aeroporto de Caselle (aeroporto de Torino) sai da Corso Vittorio Emanuele II esquina com Via Giovanni Camerana, próximo à Porta Nuova.

O bilhete deve ser comprado em um restaurante próximo ao ponto, informe-se com o motorista ou com alguma das lojas perto do ponto. Eu mesmo descobri na hora, e apenas segui correndo uma senhora, pois o ônibus estava para sair.

A viagem até o aeroporto leva em torno de 45 a 50 minutos!

#3 Hospedagem: Holiday Inn Turin City Centre

Namorar um hoteleiro, é: se hospedar na rede que ele trabalha! :-)

Confesso que me apaixonei pelo quarto: amplo, banheiro enorme e limpo, silencioso, e o melhor: tinha uma varanda super simpática!

Além da localização ser ótima: perto de Porta Nuova, supermercados, pontos turísticos, transportes etc.

#4 Torino + Piemonte Card

O Torino Card tem uma proposta interessante: acesso à todos os transportes, museus e locais turísticos de Torino, ilimitado durante 3, 5 ou 7 dias.

Caso vá fazer um turismo bem focado em pontos turísticos, eu aconselho. O Torino Card dá acesso à:

• Elevador da Mole Antonelliana
  • Funicular que sobe a montanha para Basílica de Superga
  • Entrada em 180 museus
  • Todos os transportes públicos gratuitos (metrô, tram, ônibus)

Caso queira adquirir, vá diretamente ao posto localizado na Piazza Castello. Vi informações em diversos blogs e lugares que era possível comprar em Porta Nuova, e foram nos empurrando até a Piazza Castello. Poupe tempo e vá direto.

Caso o seu tipo de viagem seja mais tranquilo, sem obrigações de visitar museus, aconselho não comprar.

A cidade é super agradável de se caminhar, e compre os passes unitários em tabacchinis que estão por todos os lugares na cidade para andar de tram (bonde) ou ônibus.

#5 Andando de TRAM (bonde)

Comentei com o meu namorado que nunca havia andado de tram, e tinha expectativas elevadas!

Adorei andar de tram, e ele é muito mais prático: passa pelas ruas, como o ônibus, mas é confortável e útil (avisa as paradas) como o metrô. A malha do metrô em Torino ainda é muito escassa, mas os trams dão conta.

Caso tenha adquirido o Torino + Piemonte Card, não há necessidade de comprar um passe. Utilize o passe entregue no ato da compra. Caso tenha optado por não adquirir o Torino + Piemonte Card, compre a passagem avulsa em tabacchinis, bancas de jornais ou máquinas perto dos pontos.

Ao entrar, procure uma máquina para validar seu bilhete: ela costuma ser laranja, e você precisa inserir o bilhete dentro do buraco para registrar no seu bilhete a hora e data. Não tem cobrador, mas de vez em quando aparecem fiscais para conferir a passagem: não dê bobeira!

Todas as paradas (fermatas) são bem identificadas, e possuem mapas dos próximos pontos.

Para descer, aperte os botões verdes localizados nas laterais das portas.

Gostaria de deixar seu relato de uma viagem que tenha gostado muito? Envie um e-mail para: diariodebordo@ifanturistando.com