Dica para economizar na reserva do hotel



Leia este post até o final, e garanto que aprenderá a economizar até 35% com hotéis!


Viajar ficou muito mais fácil com o acesso à internet, e a grande prova disso é o crescimento dos sites de reservas e compras de passagens aéreas (OTA – Online Travel Agents) que facilitaram a pesquisa de boas ofertas e descomplicação no momento da reserva.

Para driblar o rápido crescimento das diversas OTAs, os hotéis tiveram que se modernizar e adotar medidas para não perder a sua identidade, criando programas de fidelidade, promoções exclusivas e políticas de melhor preço – e é sobre este último quesito que quero abordar em meu post hoje!
Programas de fidelização são ótimos para juntar pontos, mas os benefícios dependem da sua frequência de viagens, do quanto você pode gastar, etc. São bons, mas não te garantem benefícios tão bons quanto a Política de Melhor Preço Garantido.
De todas as redes hoteleiras do mundo, irei mencionar duas, que foram as que eu tive oportunidade de utilizar da política de garantia de melhor preço, confira!

IHG | Best Price Guarantee


O programa Best Price Guarantee (clique aqui), da IHG, garante que se você realizar uma reserva diretamente no site da ihg.com utilizando o critério de busca “Melhor Tarifa Disponível“, e posteriormente (em menos de 24h) achar um preço mais barato (com todos os impostos e taxas) em outro site, no mesmo hotel, quarto, datas e especificações, a IHG se responsabiliza em igualar o valor da menor reserva e ainda oferece a primeira noite gratuita.
O benefício se dá através do preenchimento do Formulário de Garantia de Melhor Preço, no próprio site da IHG (clique aqui), e aguardar o contato da central. Se a sua proposta for válida, irão responder que o pedido foi aceito, e a própria central irá entrar em contato com o hotel selecionado para garantir novamente.
Minha experiência: a resposta da central, aceitando o pedido de Garantia de Melhor Preço, foi bastante rápida. Porém, fiquei na segunda espera: o contato da central de reservas da IHG com o hotel selecionado. Aguardei por 5 dias, e a comunicação da central com o hotel ainda não havia sido feita, então cancelei. Em paralelo, meu namorado fez o mesmo pedido, nas mesmas especificações e no mesmo momento. As duas respostas foram rápidas, porém a central informou que ao consultarmos nossa reserva o valor com desconto não iria aparecer, o que nos deixou preocupados, pois a confirmação de reserva é o único documento que nos assegura do valor que pagamos, e se o valor não foi corrigido, então não temos garantia. Cancelamos nossa reserva.

Marriott | Look no Further


A política de Melhor Tarifa Garantida (clique aqui), da Marriott, garante que se você realizar uma reserva diretamente no site, telefone de reservas da Marriott ou diretamente com o hotel, e posteriormente (em menos de 24h) achar um preço mais barato (com todos os impostos e taxas) em outro site, no mesmo hotel, quarto, datas e especificações, a Marriott se responsabiliza em igualar o valor da menor diária e ainda dá mais 25% de desconto extra na reserva.
O benefício se dá através do preenchimento do Formulário de Garantia de Melhor Preço, no próprio site da Marriott (clique aqui), e aguardar o contato da central. Se a sua proposta for válida, a central responderá que o seu pedido foi aceito e mostra a sua reserva com preço atualizado.
E mais: é possível também apresentar o pedido de melhor preço no dia em que você chegar no hotel, levando aproximadamente 4 horas para fazer a verificação e correção. Por isso, caros amigos, é importante sempre continuar pesquisando, mesmo depois de já ter fechado hospedagem.
Minha experiência: a resposta da central, aceitando o pedido de Garantia de Melhor Tarifa, veio em menos de 24h. Além da resposta rápida, não é necessário aguardar um segundo momento para ter certeza de que a sua reserva apresentará desconto, pois o próprio e-mail de resposta já vem com a certeza de que a reserva foi modificada. Ao consultar a confirmação de reserva, foi possível conferir o novo valor com desconto. Ficamos felizes!

Como funciona a política de garantia de melhor preço?

Para exemplificar todo o processo, criei uma situação hipotética com exemplo que achei em uma OTA muito utilizada no mundo todo. 
O cenário: 8 noites em Nova York, US, hotel 3 estrelas em Midtown (centro de Manhattan, onde as diárias médias passam dos US$ 241) e com cancelamento gratuito até 1 dia antes da chegada (geralmente os preços com reservas sem pré-pagamentos são mais caros).
É necessário pesquisar tanto na OTA quanto no site do próprio hotel. Neste exemplo, utilizarei a rede de hotéis Marriott.
Utilizando a política de melhor tarifa garantida, da Marriott, foi possível fazer uma reserva sem pré-pagamento por US$ 550 a menos do que a reserva original. É um grande desconto para aproveitar a viagem!

No final das contas, a diária média para o centro de Manhattan em um hotel 3 estrelas, ficou em US$ 131 (diferença de US$ 110 com a média das diárias comuns para esta região), contra US$ 154 que se paga ao se hospedar no Queens, segundo o artigo do Seth Kugel (clique aqui), o Amigo Gringo.
Por isso, amigos, o negócio é pesquisar – e muito! – para viajar sem muitas dores de cabeça. Não existe viagem impossível, basta adaptá-las à nossa realidade financeira.
Espero ter ajudado com este post! 🙂
Tecnologia do Blogger.