Etiquetas do bom passageiro de avião




Hoje em dia, viajar de avião virou um hábito acessível a todos, e isso me deixa muito feliz por todos terem a oportunidade de alcançar novos lugares e aprender cada vez mais coisas diferentes. 

No quesito "aprender novos hábitos", acredito que muitas pessoas se esquecem da conduta dentro de aviões, talvez por estarem preocupados com a viagem, e se esquecem do bom comportamento.


Conheça os principais (pequenos) erros de comportamento que vejo repetidamente acontecendo em viagens de avião, e que todos podemos nos policiar para não deixar acontecer, servindo de bom exemplo para deixar a viagem de todos mais confortável.



Aviso de afivelar o cinto de segurança




Esse, talvez, seja o aviso mais importante de todas as viagens, e a mais ignorada também. A segurança precisa vir em primeiro lugar, mas as pessoas se esquecem disso até que algo de grave aconteça. 

Em uma de minhas viagens, após o avião pousar, pude ouvir o "clic-clic" de pessoas abrindo a fivela do cinto de segurança, porém a aeronave ainda estava taxiando pelas pistas. Nesse momento, o aviso de afivelar o cinto de segurança está sempre ligado, pois o avião está em movimento e está sujeito a freiadas bruscas e que podem machucar um passageiro. Dito e feito: uma senhora idosa se levantou para pegar a mala no bagageiro superior, e o avião freiou. Resultado? Ela foi arremessada pelo corredor, e teve que passar pelos primeiros socorros. 

Ao dormir, use o cinto de segurança!
Já pudemos ver casos noticiados de turbulências severas onde passageiros acordaram "flutuando" no teto por dormirem sem afivelar o cinto de segurança. 

Portanto: na dúvida, previna-se!



Viajando com crianças




Essa é para pais turistas! 

Imagino como deve ser cansativo entreter crianças em voos, principalmente se forem longos. A espera e burocracia aeroportuária em si já é cansativo para nós, para crianças é triplamente pior! 

O avião é um ambiente minúsculo, onde é praticamente 80% desconfortável para todos. Por isso, tente não permitir que as crianças chutem a poltrona da frente, ou que incomode os demais passageiros: é desagradável para todos, inclusive para os próprios pais. Para tanto, chamem atenção de seu(s) filho(a) para que ninguém saia mais impaciente de uma stressante e longa viagem no desconforto.

São pequenos cuidados para tornarmos nossas viagens o mais agradável possível!  :-)



Abrindo o bagageiro superior




São inúmeros passageiros que vejo abrindo o compartimento superior para pegar algo na bolsa/mochila/bagagem de mão durante o voo e, depois, não fecham o compartimento. Claro que todos os voos contam com ótimas equipes de comissários de bordo altamente preparados para ajudar, mas é a regra silenciosa de educação, né? Se abriu, porque não fechar? :-) 

Outro problema, é o desespero em colocar as bagagens no compartimento superior. Algumas vezes, não terá lugar acima do seu assento: paciência. Por favor, não coloque sua bagagem e empurre com força contra bagagens já acomodadas, já é ruim ter nossas bagagens despachadas arremessadas sem cuidados. Pergunte à equipe de comissários onde há lugar disponível para acomodar sua bagagem de mão, e agradeça posteriormente. :-) 



Uso de celular dentro da aeronave



Voos domésticos: pessoal, porque usar o celular com rede em pleno voo? Nada é tão urgente que não possa esperar. Infelizmente, as companhias aéreas brasileiras não oferecem wi-fi em voos (acho que já passou da hora de ter essa opção), mas isso não justifica usar a rede do celular, né? 

Há diversas teorias de que o celular não é capaz de derrubar um avião, mas como ninguém também provou o contrário: respeite a regra. Ela é clara, e não custa nada, é até bom! Aproveite o único momento de paz e de se desligar do mundo por algumas horas ou minutos. :-)



Desembarque da aeronave




Quando o aviso de cinto de segurança desliga, os corredores dos aviões ficam impossíveis. 

Já sabemos que antes da classe econômica desembarcar, os afortunados e sortudos das classes superiores vão desembarcar com toda calma do mundo. Então, tente conter a afobação. 

Já fui contaminado com essa pressa, bate um desespero, mas controle a emoção. Não adianta sair primeiro, todo mundo vai chegar no mesmo lugar, passar pelas mesmas burocracias e demoras. No caso de ir de remoto do pátio até o aeroporto (aquele ônibus que leva os passageiros do avião ao aeroporto), os últimos serão os primeiros a descer: que coisa, não? 

Principalmente quando se trata de aeroportos brasileiros: não tenha pressa. A esteira de bagagem só vai funcionar depois de quase 30 minutos de você ter descido do avião. O Brasil é o país com mais atrasos de bagagem que visitei até hoje, então, vá ao banheiro, faça tudo o que precisa fazer, e não se mate. 



Seja educado




Coisa estranha de se aconselhar, né? Mas é um caso muito comum: arrogância. 

A equipe de bordo está lá para nos auxiliar com o que precisarmos, e são pessoas que também merecem nosso respeito. Então, por favor, utilize-se da boa educação, tanto para com a equipe de comissários, como com qualquer passageiro, pessoa, criança, animal etc. 

Não torne uma viagem desagradável para ninguém, principalmente para si. :-) 


E vocês? Também já presenciaram atitudes que podiam melhorar dentro de aviões? Relatem! :-)
Tecnologia do Blogger.