Governo aumenta IOF em compras internacionais
Oi, pessoal!
Sei que já havia feito um post de despedida desse ano, desejando um "Feliz ano novo" a todos, mas essa notícia veio para estragar o clima, então tive de vir avisá-los!
2014 nem começou ainda, e o governo brasileiro já inventou moda em relação às compras no exterior. Lembram-se do post sobre o uso de cartões pré-pagos internacionais que fiz? (Se não viu, clique aqui para entender do que se trata).
Pois é, acho que já poderemos deixar a maior vantagem de lado: o IOF reduzido.
Pois é, acho que já poderemos deixar a maior vantagem de lado: o IOF reduzido.
O Governo Federal resolveu aumentar, de 0,38% para 6,38%, o valor do IOF para saques internacionais de moeda local, compras em débito de conta corrente, na aquisição de traveller checks (cheque de viagem), e nas recargas de cartões pré-pagos internacionais (Visa Travel Money, Mastercard Travel Card e American Express Global).
O imposto de 6,38% é o mesmo cobrado nas compras feitas com o cartão de crédito, por isso era interessante fugir um pouco desses impostos que sabemos que são um absurdo no Brasil e pagar um valor justo.
Uma das maneiras de fugir dessa burocracia, é sair do país portando o dinheiro estrangeiro em espécie. Mas, vamos combinar que é horrível sentir medo por ter de carregar tanto dinheiro consigo. POR ENQUANTO, o valor de câmbio para retirar dinheiro em espécie, continua sendo de 0,38%.
Para justificar o aumento do IOF, o Ministério da Fazenda alegou que a intenção é de igualar a tributação dessas transações com as do cartão de crédito internacional, que está em vigor desde março de 2011.