5 motivos para viajar sozinho



Existem pessoas que detestam fazer programas desacompanhados: não sou uma delas.

A companhia tem uma definição muito pessoal, e eu não sou sociofóbico nesse sentido. Adoro a companhia de amigos, familiares, namorado etc. Mas, viajar é algo que é prazeroso pelos pequenos detalhes, pelas pequenas preocupações e aprendizados.

Só aproveitamos uma viagem quando estamos bem, 100% dispostos e abertos a aprender coisas diferentes, até aquelas que se chocam com os nossos costumes e valores. Resistir é uma palavra que deve ser banida (com parcimônia, heim, gente??) dos itens a serem feitos em viagens!

Já viajei sozinho duas vezes, e não me arrependi em nenhuma delas.

Abaixo, confiram os 5 motivos para aproveitar uma viagem apenas com a sua companhia :-)


1. Auto-conhecimento

 

Isso se aplica muito em todos os quesitos da nossa vida: amizade, família, namoro. Para que outras pessoas apreciem a nossa companhia - por gostar de nós como nós somos de verdade - é preciso que nós saibamos nos divertir, aprender os nossos gostos por experiências, aprender coisas novas para dividir conhecimentos... tudo isso acrescenta (e muito!) construções pessoais e interpessoais.



2. Faça aquilo que tem vontade

 

Viajar na companhia de outras pessoas, é muito bacana. Mas, caso você não tenha a sorte de dividir vida com pessoas de espírito aventureiro, ou que não pode financiar uma viagem que você tanto sonha: viaje sozinh@. Ser dono do próprio roteiro, pesquisar destinos que nem sempre são badalados, experimentar a culinária de um lugar que nem imaginamos como seja: sinta a liberdade!



3. Conheça pessoas diferentes

 

Há algum tempo, li uma frase que definiu muito o que sinto nas vésperas de viagens para lugares nunca antes visitados: "Sou apaixonado por lugares que nunca estive, e por pessoas que nunca conheci". A sensação do novo, da experiência e do medo daquilo que não conhecemos, é o que nos faz sentir como uma criança que vai ao primeiro dia de aula: não sabemos o que vamos encontrar, as pessoas que nos acompanharão, em qual lugar ficar etc.

A sua cara de turista atrairá muitos tipos de pessoas: aquelas que tentarão te passar a perna, as que vão sentir curiosidade de saber sobre o lugar de onde você veio, o motivo da sua viagem... tantas coisas a serem conversadas e aprendidas! Esse tipo de ocasião costuma acontecer quando estamos sozinhos, pois é mais difícil alguém se infiltrar num programa de amigos, casais ou família para interagir.



4. Não se prenda a roteiros

 

Há uma enorme preocupação em cumprir programações, principalmente quando estamos com outras pessoas. Só que, nem todo mundo está na mesma sintonia sempre, e existirão dias em que preferimos fazer programas mais calmos, conhecer mais ao redor do hotel ou algo mais próximo.

Até mesmo se você não quiser jantar, não precisa nem se preocupar: poupe um dinheirinho, e se perca nas ruas para dar a chance do seu destino lhe apresentar lugares diferentes.


5. Aprenda a se virar

 

Ficamos 100% mais confiantes quando temos pessoas conhecidas por perto, e sentimos até um certo comodismo ao resolver as coisas.

Quando se está sozinh@, terá de fazer até mímicas para tentar perguntar algo, ou pedir ajuda. E o melhor: aquilo que você aprender a fazer, além de gerar orgulho próprio de vencedor, será uma história a mais que nunca será esquecida!
Tecnologia do Blogger.