Diário de Bordo: Canadá (por Mariana Kimura)


Olá, pessoal! 

Esses dias, o Ifan Turistando recebeu uma nova leitora e seguidora da fan page no Facebook (ainda não curtiu o Ifan Turistando no Facebook?? Clique aqui!) e já chegou nos trazendo novidades! 

Mariana Kimura, 23, estudante de bacharel em Ciências Biológicas pela UFSCar, passou um tempo no Canadá pelo programa "Ciências sem Fronteiras" e nos trouxe algumas dicas essenciais!

Todas as fotos são de autoria da Mari!

Gostaria de, antecipadamente, agradecer a Mari pelo tempo disposto nessa entrevista, e por trazer tantas dicas bacanas do ponto de vista de uma intercambista! Obrigado pela ajuda, mais uma vez, Mari! Ficou sensacional!

Veja como ser educado no Canadá: leia o post aqui.

Qual o período que você passou no Canadá?


M.K.: Eu saí de São Paulo, do Aeroporto de Guarulhos, dia 12 de Setembro de 2013. Fiz uma escala de 7 horas no Panamá e depois segui para o Aeroporto Internacional Lester B. Pearson, teoricamente em Toronto. Na realidade, o aeroporto fica em Mississauga, mas pelo fato de Toronto ser mais conhecido, eles dizem que é em Toronto. Cheguei no Canadá dia 13 de Setembro de 2013, por volta da 1am.

Embarquei de volta para o Brasil em 17 de Dezembro de 2013, em um voo direto para São Paulo e cheguei dia 18 de Dezembro por volta do meio dia.
Durante esse período eu fiz inglês acadêmico na University of Toronto Mississauga Campus. 

University of Toronto Campus St. George
University of Toronto Campus St. George
University of Toronto Campus Mississauga

Chegando no aeroporto do Canadá, como você se deslocou para a sua hospedagem?

 M.K.:  Antes de ir para o Canadá eu já tinha uma homestay (casa de família que oferece hospedagem aos estudantes intercambistas) para ficar. Então, ela mesma disse para eu pegar um táxi no aeroporto e ir para a casa dela, também em Mississauga. 
A corrida saiu por volta de uns CAD $ 60,00. Como eu estava com um amigo, a gente dividiu. 

Tem casos em que as próprias hosts vão buscar os estudantes no aeroporto, ou se eles vêm num horário melhor. 
Também é possível pegar ônibus, mas tem que ter dinheiro trocado e certinho para pagá-lo.

E o que você achou do lugar onde você ficou hospedada? 

M.K.: Infelizmente, ocorreu um problema e tivemos que mudar de homestay no dia seguinte a minha chegada. Eu fiquei na casa de uma das irmãs da minha primeira host, e o meu amigo ficou na casa de uma outra irmã.

A casa onde eu fiquei era na 3266 Angel Pass Drive, Mississauga. Era uma família de filipinos composta por minha host, o marido e a filha adolescente. Também havia uma estudante chinesa morando lá.

Eu adorei a família, eles sempre foram muito receptivos e me trataram como parte da família. A gente ia jantar fora juntos, fui numa festa com eles e até na igreja dela eu acabei indo. (AHUAHUAHAUHAUAHUA)

Eu não me recordo o nome do bairro, mas ficava entre as avenidas Eglinton Avenue e Winston Churchill Boulevard. Era um bairro bem residencial, com quarteirões e quarteirões só com casas (muito iguais, que facilitava com que eu me perdesse todo dia, principalmente de noite! AUAHUAHAUHAUHA). Mas nas avenidas principais tinham pequenos centros comerciais com bancos, restaurantes e fast foods, lojas diversas e pequenos mercados. Também era uns 10 minutos de distância do Shopping Erin Mills.
Eu pagava CAD $ 850,00 por mês com direito a quarto individual, internet de graça, 3 refeições (ela preparava lanchinho pra eu levar pra facul XD) e lavanderia. Só o banheiro que eu dividia com a estudante chinesa. Ela também me dava carona de manhã até o ponto de ônibus, para eu não ter que andar no frio ou acordar mais cedo, essas coisas (ela era um amor s2).

Mas para alguém que ficará pouco tempo tem Hotel, é mais caro. 
Eu recomendo ficar em Hostel, que é tipo um “albergue” para viajantes. Você paga a diária que em geral é bem mais barato que um hotel, e escolhe entre quartos privados (mais caros) e quartos compartilhados de 2 à 10 camas. Esses quartos podem ser só com mulheres, ou só homens e tem os mistos também. Cada um tem um banheiro, também compartilhado e armários para guardar as coisas, lembrar de levar cadeado SEMPRE! AUAHUHAUAHUAH

É legal para conhecer pessoas novas, mas meio arriscado também se não conhecer ninguém no quarto. Mas em geral é bom por ser barato e para ficar 1 ou no máximo 2 semanas.

Eu passei uma noite só em um chamado Hi-Toronto
Paguei CAD $ 35,00 a diária e reservei pela internet. Foi super tranquilo e o espaço é bem legal. Cada quarto tem as chaves em forma de cartão que só os que dormem nele têm acesso. 

Vizinhança
Vizinhança
Quarto da Mariana Kimura + compras!

Em relação à alimentação: onde você costumava comer?

M.K.:  Bom, como eu já disse Toronto tem muitos restaurantes de várias nações diferentes.

Os mais comuns são fast foods: Mc’Donalds, Burger King, Subway etc. Tem Starbucks, Second Cup e o maravilhoso Tim Hortons com o “hot chocolate” mais barato (small – CAD $ 1,45) e mais gostoso, na minha opinião. XDDDD

Como éramos pobres (auahuahauhauhauah) nós adorávamos o Burger King, porque o Wopper Junior era só CAD $ 4,00, com batata e refrigerante. XDD

Mas tinham restaurantes chineses, coreanos, italianos, brasileiros, etc. Eu fui em um com comida vietnamita com a minha host, mas confesso que não gostei muito não.. HUHAUHAUAHUAHA

Fui em um restaurante brasileiro, chamado Brazilian Star. É meio carinho, mas muito gostoso. Vende coxinha à CAD $ 4,00 e os pratos variam de CAD $ 20,00 à 30,00 ou 40,00, não recordo muito bem. Mas é ótimo pra matar a saudade de casa.^^

Também fui em um restaurante coreano (eu gosto muito da cultura, por isso vivia no Koreatown ^^).
Lá no Canadá não existe restaurante japonês, porque os imigrantes japoneses só vão pra lá para estudar ou trabalhar e por períodos curtos, depois voltam para seu país. Então, os coreanos adaptaram seus restaurantes para vender comidas japonesas e coreanas.

Um desses restaurantes mistos, é o Oja Noodle House, e os preços dos restaurantes lá no Koreatown era de CAD $ 8,00 à 30,00. Você consegue comer bem com CAD $ 10,00 (muuuuito bom XDD).

Brazilian Star
Oja Noodle House
Oja Noodle House

E as compras? Quais lugares você indica?

M.K.:  A maior parte das minhas compras foi em outlets, principalmente no Dixie Outlet Mall e no Heartland Outlet Mall. Mas lá tem vários Outlets e com muitas lojas. Também comprei em shoppings lá, principalmente no Square One em Mississauga e no Toronto Eaton Centre.

Minhas lojas preferidas são Urban Planet, H&M e Ardene. Todas de roupas e acessórios. É de deixar qualquer mulher maluca!! AAUHAUAHUAHAUH

Todas têm promoções legais, roupas bonitas e a Ardene, por exemplo, tem promoções de 2 botas por CAD $ 40,00, ou 3 sapatilhas por CAD $ 15,00, ou ainda compre uma peça de roupa ou bolsa e a outra sai pela metade do preço. Assim você pode combinar com outros amigos de comprar juntos e sai mais barato. É a perdição. XDD

Também gastei CAD $ 150,00 em maquiagem na Sephora, porque vale muito a pena. Um lápis de olho que aqui é R$ 80,00 ou 90,00, lá é CAD $ 26,00. E assim vai.

Outro lugar sagrado é o Dollarama, é uma loja que tem de tudo um pouco. Tem comida (snack food), produtos de limpeza, produtos de higiene pessoal, enfeites e decorações para casa, produtos para animais de estimação, material escolar, brinquedos, livros, dvds, roupas, assessórios, maquiagens etc. Mas o melhor desse lugar é que a coisa mais cara custa CAD $ 3,00. É estilo uma loja de 1,99, mas com muito mais coisas. 

Toronto Eaton Centre

Quais passeios e dicas de passeios você indicaria?

M.K.:  Bom, em Mississauga mesmo eu só fui em um boliche, mas não sei nem onde, nem o preço, porque foi um evento da universidade e em um mini golf glow, também com a universidade. Aliás, a UofT tem programação mensal de passeios e atividades com ótimos descontos para os estudantes, então os preços que eu colocarei são baseados nos descontos, não sei dizer o valor real da maioria.

Os demais passeios foram feitos em Toronto.

Bom, vou tentar listar os lugares que eu fui.

·   CN Tower (dá pra ver a cidade toda!!) – eu paguei CAD $ 23,00 (preço com a UofT)

·   Toronto Zoo  – paguei CAD 12,00 (preço com a UofT)

·   Casa Loma – só visitei a parte de fora, de graça, mas pra entrar é CAD $ 20,00

·   Niagara Falls – paguei CAD 20,00 para ir, acho que incluía transporte e guia  (preço com a UofT). Para andar na balsa era mais CAD $ 18,00. Lá também tem uma cidadezinha que é um mini parque de diversões, lembra um pouco o Hopi Hari, só que menor, e cada brinquedo ou atração tem que pagar a parte e os preços variam de CAD $ 5,00 – CAD $ 20,00.

·   Mini golf glow - não lembro, mas foi por volta de CAD 20,00 (preço com a UofT).

·  Hart House Farm (uma fazenda que tem plantação de maçãs e uma paisagem linda) – paguei CAD $ 7,00 (preço com a UofT)

·   Ripley's Aquarium of Canada – Paguei CAD $ 30,00 – valor normal

·   Royal Ontario Museum – entrei de graça mostrando a carteirinha da universidade.

·   Karaoke (no Koreatown tem vários) – fomos em 4 pessoas e a salinha saiu CAD $ 20,00 a hora.


Obs.: existe o Toronto City Pass, com ele você paga um valor fechado de CAD $ 61,50 (adulto) e CAD $ 36,50 (criança) para fazer os passeios pelo CN Tower, Royal Ontario Museum, Casa Loma, Toronto Zoo e Ontario Science Centre. É ótimo porque se você pagar cada atração separado sai muito mais caro. E com o City Pass você economiza 43%. Esse City Pass é valido por 9 dias, então você pode visitar as coisas com calma. Não sei exatamente como funciona, mas creio que é só ir no lugar e apresentar o cartãozinho.

Mini Golf Glow

Toronto

CN Tower

Toronto Zoo

Casa Loma

Niagara Falls

Parque ao lado do Niagara Falls

Hart House Farm

Ripley's Aquarium of Canada

Ripley's Aquarium of Canada


Para finalizar, quais curiosidades, ou macetes, você presenciou lá?

M.K.: Em Toronto, tanto ônibus como metrô, custam CAD $ 3,00 (1 Token), se você for fazer integração, pegar metrô e ônibus, por exemplo, você paga o primeiro e pega um transfer, que vale por algumas horas. Assim você não precisa pagar outro transporte nesse intervalo de tempo. E se você usa transporte todo dia consegue pegar um bilhete mensal e usar ônibus e metrô a vontade durante o mês.

Em Mississauga eu não pagava ônibus porque tinha uma carteirinha de estudante (UPass). Mas acho que é por volta de CAD 3,00 ou 3,20, algo assim.

Outra dica é que os transportes são MUITO pontuais, às vezes ocorre de adiantar uns 5 min do previsto, mas atrasar é muito raro. Então você pode baixar aplicativos no celular ou ver no próprio site da empresa os horários dos ônibus.

As taxas dos produtos são separadas dos preços, em Alberta, por exemplo, a taxa é de 5%, a mais barata do Canadá, se eu não me engano. Já em Toronto é 13%, ou seja, TUDO que você comprar: roupas, comidas, serviços, TUDO mesmo tem que acrescentar os 13% ao preço da etiqueta ou cardápio.

Lá eles têm o costume de tirar os sapatos para entrar em casa, como nos países orientais.

Gostou dessa entrevista com a Mariana Kimura? Caso você tenha dicas de alguma viagem, pode partilhar conosco! ifanturistando@yahoo.fr :-)

Tecnologia do Blogger.