Alugando carro com a Unidas




Como havia dito no outro post sobre alugar carros nos Estados Unidos, eu ainda não havia tido a experiência de alugar carros em viagens. 

Alguns meses atrás, resolvi resgatar alguns pontos do TAM Fidelidade para conhecer alguns lugares do Brasil, e escolhi Joinville (falarei mais sobre essa viagem em outro post!), e para tanto, resolvi alugar um carro para me deslocar por lá. 




1. Pesquisa



Quando resolvi que iria alugar um carro, comecei a olhar pelas empresas mais óbvias, como Localiza e Unidas. Olhei quesitos como: opções de categorias de carros, valores das diárias, o que vinha incluso nos preços, e valor caução. 

Todas mostravam valores muito aproximados, eis que um fator determinante me fez optar pela Unidas: parceria com a TAM, onde a proteção do carro + taxa totalizava R$ 82.00 a diária com KM livre. Acrescentando R$ 18.00, era possível locar um carro com ar-condicionado (foi a melhor opção!). Cliquem aqui para fazer a reserva!

E mais!

Ainda a Unidas tem parceria com a Multiplus! Além dos benefícios de voar TAM e ganhar descontos na locação, ainda acumulei uns pontos na Multiplus. 



2. Chegando no aeroporto de Joinville



Ao chegar, levei o voucher da reserva até o balcão da Unidas no saguão do aeroporto de Joinville, e tive de apresentar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para eles tirarem uma cópia, e também tive de pagar o valor do caução. 

O caução é um valor simbólico, equivalente ao "seguro" do carro alugado, e o valor caução para minha reserva, era de R$ 1.200. Esse valor só pode ser pago no cartão de crédito, mas não é debitado. O valor é bloqueado do seu saldo do cartão de crédito (que precisa estar no seu nome), e na entrega do carro ao voltar, o valor é "devolvido" ao saldo do cartão de crédito. 

Há duas opções no caução: que devolva o valor inteiro do caução, ou descontar o valor da reserva desse caução, aí vai dos planejamentos financeiros de cada um! Eu descontei do caução mesmo. 

Não me ofereceram nenhum pacote adicional, pois eu já havia feito reserva com parceria TAM, o que me garantia todos os tipos de proteções possíveis. Eu aconselho adquirir pelo menos proteção do carro. Nós podemos ser cuidadosos, mas não somos responsáveis pelos demais condutores, né? 




3. Saindo do aeroporto



Um funcionário me acompanhou até o lado de fora do aeroporto, onde o carro estava estacionado. Ele carregava uma prancheta, com um check list de algumas injúrias que tinham no carro antes de eu pegá-lo. 

Havia alguns riscos e amassadinhos, e também eles pedem para ligarmos o carro e olharmos o nível do combustível, para nos certificarmos de que estão entregando o carro com tanque cheio. Caso você não entregue com tanque cheio no retorno, poderão cobrar R$ 5.00 o litro. Outra taxa, é a de limpeza. Eles entregam o carro limpo, e caso você retorne com o carro sujo, cobram R$ 25.00.

Depois de passar toda a lista, você assinará e ficará com uma via desses registros do carro antes de ser locado. 


Agora, é só seguir viagem!



Outra coisa: havia a opção de optar por um GPS, mas eu não vi o valor da diária. Como não queria pagar nada a mais por isso, levei o meu GPS na mochila, e mandei ver! 

No meu caso, acabei pegando um Ford Fiesta prata, relativamente velho, mas não me deixou na mão!





4. Devolução do carro




Eu pretendia chegar umas 14h no aeroporto, pois meu vôo seria só 16h. 

O que eu não contava era com a chuva que tinha começado a cair em Joinville, e nem o pára-brisa estava dando conta! (desespero)

Deixei o carro no mesmo lugar onde havia pego, tirei minha bagagem do carro e segui (debaixo de muita chuva!) até o balcão da Unidas, dentro do aeroporto.

Peguei um pouquinho de trânsito na volta, e resolvi olhar quanto de combustível havia gasto: quase nada! Andei bastante de carro em Joinville, mas todos os lugares eram bem perto, e em quase todos os trechos utilizei ar-condicionado (estava muuuuuito quente). 

Resolvi dar uma paradinha no posto, e coloquei uns R$ 20.00 de gasolina comum.


Nível do combustível após 4 dias de uso, com ar-condicionado.



5. Check out no aeroporto



Graças à chuva de "Chuville" (essa foi a Kássia Fardin, minha amiga, que me falou! Me lembrou de "Ubachuva") resolvi sair antes do previsto, e cheguei meio-dia no aeroporto. Eu havia retirado o carro às 10:40 AM, então cobraram 1h20 de hora extra com o carro. Esse valor já está incluso na reserva, até 6h de horas extras, acho, e me retornaram o restante.

Retirada e entrega de veículos, ao lado do aeroporto.


Foram vistoriar o carro, enquanto fiquei sozinho na frente do balcão da Unidas, conversando com a moça da limpeza. Como estava tudo certo, ela apenas descontou o valor da reserva no valor do caução, e me entregou o comprovante e uma nota fiscal.

Pagamento feito, e pontos Multiplus acumulados! 

Minha experiência foi boa, e bastante confortável. Se estivesse apenas à pé, não iria aproveitar tanto da cidade, muito menos a noite. O carro estava OK, e o serviço foi tranquilo para mim.

Repetirei e indicarei a Unidas para quem solicitar!


Tecnologia do Blogger.