Etiquetas do bom hóspede


Oi, gente!

Fiquei feliz que muitas pessoas gostaram do post anterior, sobre as etiquetas dos bons modos para um passageiro de avião (clique aqui para ler).


Fiquei ainda mais feliz por ter inspirado um hoteleiro a descrever alguns bons modos que todos os hóspedes devem ter, melhorando tanto o trabalho de quem nos fornece bons momentos em nossas viagens, quanto para nós mesmos, que tornamos nossa estadia mais confortável com a ajuda de profissionais.

Confiram as dicas do hoteleiro Caio Gimenez para ser um bom hóspede.


Recepcionista deve ser seu melhor amigo

Ele toma conta de seus lançamentos, é conhecedor da maior parte do hotel, pode te indicar a lugares interessantes, portanto, tenha ele ao seu lado sempre. Não precisam de presentinhos ou gorjetas, precisam de simpatia e educação.

Seja sempre simpático e educado

Todo hoteleiro de coração fará o seu trabalho muito bem feito e com educação. Porém, quando há simpatia e educação, os funcionários fazem mais questão de agradar e podem quebrar muitos procedimentos para "ajudar" você.

Entenda a diferença de cumprir procedimentos e fazer favores


As vezes o atendente está fazendo um favor a você. Aprenda a saber quais são de fato seus direitos e o que você realmente contratou por que, caso contrário, você estará pedindo algo que não deveria.

Não presuma ser mais conhecedor em relação a quem te atende


Infelizmente, existem pessoas que não sabem nada da área em que trabalham, mas outras estudam, se formam, leem e pesquisam. Então frases como: "Eu viajo o mundo todo, só no seu hotel tem isso ou aquilo", apenas deixam possibilidade de se passar por um(a) mentiroso(a). 

Lembre-se: a internet já foi inventada, portanto, qualquer um tem acesso a informação de outros hotéis, principalmente se o hotel em que você vai se hospedar é de rede internacional. O atendente possui qualificação para compreender o sistema, além da qualidade no atendimento.

Vouchers de confirmação


A menos que tenha dificuldades em ler a o idioma português ou, outro idioma, leiam atentamente o que diz o voucher (sim aquele e-mail, ou papel, que você faz questão de jogar fora) para que não sejam pegos desprevenidos.

Separem o pessoal do profissional

Não é por que você teve "n" problemas que o atendente tem culpa de tudo. 

Não o culpe pelo voo terrível que teve, pelo taxista ladrão, pelo trânsito horrível. Com paciência, o atendente faz, muitas vezes, tudo o que estiver dentro do possível para atendê-lo da melhor forma possível, principalmente quando há educação.

Todo mundo é importante

Todos os hóspedes são importantes em um hotel, então, se você tem um AMEX Black, ótimo!

Espero que se divirta bastante, mas não ache que isto conta como vantagem pois, além de arrogância, isso é extremamente desnecessário. Você não será tratado melhor se for arrogante.

Diga "bom dia" antes de mais nada

Educação em primeiro lugar, lembra? Em um mundo como hoje, dificilmente alguém estará no ócio, portanto, comece cumprimentando educadamente e, posteriormente, fale tudo que precisa.

Respeite as limitações de cada um

Ninguém entra em um hotel já sabendo tudo sobre aquele hotel. Os hotéis funcionam de diferentes formas, portanto é de suma importância que os funcionários levem um certo tempo para aprender tudo e atendê-lo de melhor forma.

Pesquisas de satisfação

Não servem apenas para descer bronca. Servem para saber aonde o hotel possui deficiência e tentar melhorar. 

Portanto, se algo for bom além do que foi ruim, podem comentar também, ajudando na qualificação de pessoas, que podem ser promovidas por terem realizado bons trabalhos, elevando a qualidade do hotel.
Tecnologia do Blogger.