Diário de Bordo: 7 passeios em Curitiba


Oi, gente!

Voltei com mais um Diário de Bordo, dessa vez por conta do Ifan Turistando. :-)

Curitiba é uma cidade que sempre me encantou por fotos, pelos curitibanos e também por tudo de maravilhoso que sempre ouvi de lá, inclusive que não se parece com uma cidade brasileira por sua limpeza e organização.

Essa vida de promoções e preços nunca me levaram até lá, eis que surgiu a oportunidade e fui, enfim, conhecer a cidade tão linda que falam: é tudo o que dizem!

Citarei 7 lugares prediletos, e umas pequenas dicas ao final. Confiram!


1. Jardim Botânico de Curitiba





Se não for o cartão postal da cidade, então é um dos pontos mais lindos e marcantes de Curitiba!

A estufa é linda, bem como todas as dependências do jardim. Tudo muito bem cuidado nos mínimos detalhes!


2. Ópera de Arame




A Ópera de Arame é um teatro construido em uma pedreira desativada, e abriga diversas manifestações artísticas. A estrutura é linda, mas a paisagem rouba muito mais a atenção!


3. Mercado Municipal de Curitiba




Limpo, organizado e muito bonito! Conta com restaurantes para todos os gostos e bolsos.


4. Parque Tanguá





O Parque Tanguá fica bem distante do centro de Curitiba, e é menos conhecido ou frequentado que o Parque Barigui. Sinceramente? O pouco que vi dos dois parques, prefiro o Tanguá.

Além de muito fotogênico, a vista do alto dos mirantes são incríveis, e fica difícil não perder os olhares!

Ah, e uma curiosidade: mesmo amando a idéia de que Curitiba era repleta de verde e parques, não entendia o motivo disso. Assistindo ao jornal, falaram sobre como Curitiba planejava parques públicos para proteger mananciais, além de oferecer lazer e qualidade de vida aos curitibanos. Tem como não amar essa cidade?


5. Memorial Ucraniano






O Memorial Ucraniano também se encontra distante do centro de Curitiba, e é um lugar simples. Mais uma vez, a paisagem me encantou, assim como a linda construção!

Dentro há uma exposição de pêssankas, que são ovos coloridos a mão, quando os ucranianos presenteavam as divindades no início da primavera. As pêssankas simbolizam a vida, saúde e a prosperidade. Com a chegada do Cristianismo, passou a simbolizar a Páscoa e a Ressurreição de Cristo.

"Pêssankas simbolizam uma infinidade de coisas simples e boas que uns desejam aos outros até a eternidade." – Rafael Valdomiro Greca de Macedo


6. Museu Oscar Niemeyer





Quem me conhece bem, sabe que não sou muito fã de museus. Além de não ser um entendedor de arte, me impressiono mais com o que a cidade é do que com museus.

Quando passei em frente ao MON, admito que me despertou uma curiosidade muito forte de conhecer, pois a arquitetura é linda e imponente, então resolvi dar a chance. Lindo por fora, assim como muitas obras de Niemeyer em Brasília, mas não foi dessa vez que adentrei um museu, meus amigos!

Peguei a programação antes de comprar o ingresso, e nada me prendeu a atenção. Tudo o que passava pela minha cabeça era como eu não devia perder meu pouco tempo em Curitiba dentro de um lugar fechado. A cidade é linda, e deve ser vivenciada em seu todo. Se eu tivesse mais tempo, e tivesse aproveitado bastante a cidade, além de ter alguma exposição interessante, eu iria, juro!

Não foi dessa vez! :-)


7. Velho Madalosso




Sabe aquele restaurante que você saliva só de lembrar?

Com certeza o Velho Madalosso é um dos lugares de Curitiba que me fará voltar a visitar a cidade. Também afastado do centro, o Velho Madalosso fica no Bairro de Santa Felicidade (esse nome deve ser pela comida deliciosa que se concentra nesse bairro). Este bairro é conhecido pelos inúmeros restaurantes italianos.

Em frente ao Velho Madalosso há o "Novo" Madalosso, muito bonito e parecido com um shopping.

BEM, como eu não sou fã de shoppings, é claro que me encantei com o Velho Madalosso! No almoço, experimentei o rodízio de massas, junto com saladas temperadas ao vinho e as melhores polentas fritas da minha vida. Além disso, para quem come carne, há rodízio de carnes também embutidos no valor. Essa é a diferença entre os dois Madalossos, apenas o Velho tem os dois rodízios em um, além de um atendimento melhor!


Dicas


Do aeroporto ao centro




Minha paixão por Curitiba se reforçou já no aeroporto. Não sou fã de táxi, me desespero com taxímetros!

Eis que havia lido uma dica de um ônibus que levava aos principais pontos turísticos de Curitiba, normalmente concentrados no centro da cidade. O Ônibus Aeroporto Executivo é um serviço ótimo e inteligente, além de preço justo!

Assim como toda a organização da cidade, há horários aproximados, além de duas linhas: Expressa e Convencional. O hotel onde me hospedei era próximo a um dos pontos, então foi amor à primeira vista. São Paulo, aprenda!


Linha Turismo




A Linha Turismo são aqueles ônibus hop on & hop off, de dois andares, cheios de turistas. Nunca fui muito fã, mas o de Curitiba é ótimo!

Há um porém: não aconselho gastar os passes para conhecer o centro da cidade. Use para conhecer os locais mais distantes do centro. Dentro da cidade, use os tubos ou táxi.

O valor era de R$ 30,00, e tinha direito a 5 embarques, sendo que o primeiro já conta no momento da compra. Para comprar, é direto dentro do ônibus, e apenas dinheiro em espécie. O ônibus tem horários aproximados nos pontos, e é bacana ficar atento ao horário de encerramento das atividades do ônibus para se programar.

São Paulo: aprenda, novamente!

Gostaria de deixar seu relato de uma viagem que tenha gostado muito? Envie um e-mail para: diariodebordo@ifanturistando.com
Tecnologia do Blogger.