Etiquetas do bom viajante


Oi, gente!

Hoje trouxe mais uma da série "Etiquetas e bons modos" em viagens!

Viajar à cidades e países de culturas e costumes distintos dos nossos, requer muito tato. Muitas regras de bom senso se aplicam, porém é importante saber respeitar também as que nos parecem absurdas ou que não vemos sentido.


Então, confiram mais um post onde escrevi os pontos mais cruciais que todos devemos nos atentar, e mandem para aquele amigo ou parente que peca em alguns quesitos.


Pesquise as leis locais




É importante sempre estar atento sobre como se aplicam as legislações, principalmente tudo aquilo que é proibido: beber em locais públicos, não fumar em determinados lugares, leis de trânsito, uso de roupas específicas em alguns lugares etc.


Em vários momentos você se deparará com pessoas locais não respeitando as próprias leis, o que é normal, nem em nosso país as leis são respeitadas. Porém, tenha em mente de que: você é visitante na casa dos outros, portanto, faça sua parte e seja educado. A falta de educação dos outros não justifica agir incorretamente.


Respeite os costumes


http://phoebeandfelix.blogspot.com.br/2013/09/istanbul-gallipoli-bucharest-one-train.html


Os costumes são culturais, e não necessariamente leis e sanções que devem ser cumpridas obrigatoriamente. Muitas vezes, deixamos escapar algum detalhe e cometemos gafes, mas para um bom viajante, basta andar pelas ruas e lugares que irá observar atitudes corriqueiras: essa é a beleza de conhecer outras culturas!

Caso você já saiba do costume, por favor, pratique!

Exemplo: as famosas tips (gorjetas) nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, os 10% aplicados ao serviço de garçom já vem na conta, mas nos Estados Unidos é pago à parte. Lembre-se: você é visitante na casa dos outros. Se você saiu do seu país para visitar outro país, que tal praticar o respeito? :-)


Abusos fotográficos




Todo mundo quer registrar todos os momentos da viagem com uma foto, acho mais do que justo ter uma boa lembrança de cada pedaço. Mais uma vez, aplicamos a regra do bom senso nesses momentos. Sei também que procuramos o ângulo mais que perfeito, a luz, o instante, mas respeite outros viajantes que também querem um registro bacana!

Caso há informes de que fotografias (principalmente com flash) são proibidas, que tal se esforçar para esquecer o dedo no botão da câmera, e aproveitar o momento para admirar, ler e ver detalhes? Estes, sim, vão ficar registrados para sempre!


Cuidado com as bagunças




Principalmente quando estiver em um grupo grande, pois é comum elevarmos o tom de voz, as risadas e piadas. Muitos lugares pedem silêncio, outros não combinam com bagunça por requerir atenção para não esbarrar em nada, então procure sempre se policiar e olhar ao redor como as pessoas estão se comportando, e faça uma breve análise sobre como está o seu comportamento. É apenas algo para se ter em mente. :-)


Seja educado




Parece besteira escrever isso, mas...

Se for viajar a outros países, aprenda primeiro as palavras de educação prioritária: "Com licença", "por favor", "obrigado(a)", "bom dia/boa tarde/boa noite" e "desculpa/perdão". Para ser um bom viajante, não é necessário ser poliglota, apenas abordar as pessoas falando o idioma delas, ou algum idioma universal. Mostrar que está se esforçando para falar o idioma do país, e mostrar educação, são bons aspectos para se começar uma boa conversa.



Para ilustrar melhor...


Vocês viram o "Amigo Gringo"? É um projeto do jornalista americano Seth Kugel no YouTube. Residente de New York City por 18 anos, morou em São Paulo por 2 anos e traçou os erros comuns que acontecem no Brasil, e que os turistas cometem quando viajam a New York City.

Confiram o primeiro vídeo sobre os erros comuns no metrô de New York City!


Tecnologia do Blogger.