8 passeios para fazer em Brasília - DF


Oi, gente!
Como vão vocês? Eu vou bem, obrigado! No final de abril fui com a minha família visitar nossos parentes em Brasília, e a viagem foi ótima!

Aproveitando, registrei alguns passeios que fizemos lá, e já aproveito para agradecer aos meus tios e primas, que nos aturaram e nos levaram a todos os cantos nesses dias em que ficamos por lá!
Obrigadão, gente! Já sinto saudades!


1. Templo da Boa Vontade

Templo da Boa Vontade

Interior do Templo LBV.

Interior do Templo LBV.

O Templo LBV (ou Templo da Boa Vontade) é um local ecumênico (acolhe todas as religiões) e, no topo do templo, está localizado o maior cristal puro do mundo. Abaixo desse cristal, há uma grande área com espiral preto e branco para os visitantes realizarem o percurso à pé (descalço, de meias ou com pantufas - tipo propé - fornecidas pelo templo). Inicia-se pelo caminho escuro, que representa a difícil jornada do ser humano que busca um equilíbrio na vida, e em seguida, inicia-se o caminho mais claro, que representa a nova jornada iluminada por valores morais e espirituais. 


2. Jardim Botânico de Brasília

 

Jardim Botânico de Brasília

Casa de Chá, Jardim Botânico de Brasília

Jardim Japonês do Jardim Botânico de Brasília

Sendo um biólogo e botânico, o Jardim Botânico de Brasília é um local que eu não podia deixar de ir!

O Jardim Botânico tem o clima do cerrado, e possui uma área de, aproximadamente 5 mil hectares. É composto por Jardim Japonês, Orquidário, Casa de Chá, Educação Ambiental, Biblioteca, Trilhas e Bosques. 

O percurso da entrada do até o Jardim  é bem longo, sendo feita de carro ou bicicleta. 

Conselho do Ifan: leve seu repelente! 



3. Feira de Artesanato da Torre de TV


Torre de TV, com a feira de artesanato aos pés da torre

O intuito era subir na Torre de TV, porém ela estava fechada para reformas (devido à Copa do Mundo), então demos uma rápida passada na feira que acontece todos os sábados, domingos e feriados, das 8:00 às 18:00. 

Para quem gosta de artesanato, a feira conta com mais de 500 lojas, além de praça de alimentação com diversas culinárias típicas. 



4. Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB Brasília)


Exposição Obsessão Infinita - Yayoi Kusama

Obliteration room / Exposição Obsessão Infinita - Yayoi Kusama

Exposição Obsessão Infinita - Yayoi Kusama


Antes de viajar, fiz uma breve pesquisa sobre a exposição "Obsessão Infinita" da artista plástica japonesa Yayoi Kusama que tanto via pelas fotos de amigos e colegas em meu instagram. Em meio às minhas pesquisas, vi que a exposição iria terminar no final de semana que estávamos em Brasília, então propus a todos que fossemos! 

Resultado: muitas fotos e risadas! 

A exposição terminou dia 27 de abril, e ao curtir a fanpage do CCBB de Brasília, vi que a exposição bateu o recorde de 470.234 visitantes, além de ter 2.452.500 bolinhas grudadas na Obliteration room (a segunda foto, com a poltrona) que era a parte interativa da exposição. 

Eu conheço o CCBB de São Paulo, mas preferi o de Brasília. Gosto de áreas verdejadas, além de não gostar muito da região do centro de São Paulo. 



5. Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida


Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

Panorâmica da Catedral de Brasília.

Parede da Catedral com uma acústica curiosa.


Cartão-postal de Brasília, a Catedral foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, e é uma obra grandiosa e muito bonita. Conta com coloridos vitrais no teto, e também três anjos suspensos esculpidos por Alfredo Ceschiatti. 

Outro fato curioso da Catedral é a acústica das paredes, pois ao falar baixinho em uma das curvaturas das paredes da Catedral, é possível que outra pessoa, posicionada a metros, consiga ouvir com clareza. Foi uma obra proposital para que o som se propagasse sem o auxílio de microfones. 



6. Congresso Nacional


E esse céu maravilhoso?

Congresso Nacional

Religião, futebol e política não se discutem, não é mesmo? 

Portanto, eu prefiro não entrar nos méritos, e vou me limitar a dizer que por fora é um lugar muito bonito, além de ser uma obra bastante imponente. Existe a possibilidade de visitas guiadas, e há 12 anos atrás fizemos essa visita, então aproveitamos para bater algumas fotos do lado de fora mesmo! 

As visitas ocorrem às segundas, quintas, sextas-feiras, finais de semana e feriados sem necessitar o agendamento. Nas terças e quartas-feiras, é necessário agendar pelo site. 

Dica: há 12 anos atrás, meu pai não pode adentrar por não estar devidamente trajado para o local, pois estava vestindo uma bermuda. 



7. Torre de TV Digital / Flor do Cerrado


Flor do Cerrado, na Torre de TV Digital de Brasília


A Torre de TV Digital de Brasília foi apelidada de "Flor do Cerrado" conforme o seu formato, projetada também por Oscar Niemeyer. 

Ao chegarmos lá, não pudemos visitar devido à obras da Copa do Mundo, e pelas notícias, desde que foi inaugurada em 2013, nenhum visitante pode subir, servindo apenas de uma obra para embelezamento estético da região (que é bastante afastada). 

Serviu para algumas fotos e mais risadas! 



8. Pontão do Lago Sul


Pôr-do-sol no Pontão do Lago Sul


Às margens do Lago Paranoá, o Pontão do Lago Sul é um parque urbano localizado numa área nobre de Brasília. O lugar é muito bonito, e tem uma extensa calçada às margens do lago, que são repletos de restaurentes, bares e quiosques, sendo um ótimo lugar para descansar, conversar, namorar, e também para fazer fotos de casamento! (enquanto estávamos lá, vimos duas noivas fazendo o book de casamento)

Sempre li e ouvi que Brasília é dona dos horizontes mais bonitos, e ter a oportunidade de aproveitar o pôr-do-sol no Pontão do Lago Sul, foi uma experiência única! 

Enfim... Brasília é um lugar ótimo, ainda mais quando estamos em boas companhias! 
Tios e primas: obrigado pela viagem! Foi muito especial para nós, e já estamos contando os dias para o reencontro! 

Tecnologia do Blogger.