Diário de Bordo: dicas de Montevideo, UY




Olá, pessoal!

Como prometido a minha amiga querida (agora recifense!) Camila Apocalipse, vou escrever um pouco sobre o que fazer em Montevideo, UY!

Foram 3 dias, e foi um período ótimo para conhecer tudo. Acredito que, se a estadia fosse mais longa, valeria a pena esticar para outras cidades, como Punta del Este, que não é tão longe assim.

Antes de mais nada, gostaria de falar sobre a parte financeira

Todas as vezes que viajo, penso na moeda local. Na época, utilizei um cartão pré-pago internacional (leia aqui) porém, com as mudanças do IOF que aumentou de 0,38% para 6,38% (leia mais sobre a notícia aqui), não indico a utilização do cartão. A melhor opção é trocar em casa de câmbio, e há diversas espalhadas pelo centro, basta atentar-se aos valores!

Os preços em Montevideo estão expressos em números altos, então segue uma regrinha rápda para ter uma estimativa de conversão, para se ter uma idéia dos preços: 

R$ 1,00 = UYU 10
ou seja, para saber o valor em real, divida o preço por 10, e você terá o valor em reais

E, agora, a parte boa: viajar! :-)


Cheguei no Aeropuerto Internacional de Carrasco, situado a 20 km do centro de Montevideo. Esse aeroporto é bonito demais, e dá uma bela rasteira nos aeroportos brasileiros! 

Para me deslocar até o hotel, optei pelos Taxis oficiales del Aeropuerto Internacional de Carrasco por não curtir um taxímetro apavorando.

Além disso, os transportes deles contam com wi-fi (o que é ótimo para já ir avisando a família ou atualizando as redes sociais!) dentro dos carros. São duas opções de transporte: 


1. Transfers em vans


São vans que transportam até 12 passageiros, e é uma opção barata. O único inconveniente, é ter que esperar a van atingir uma certa quantidade de pessoas, para então se deslocar até Montevideo. Isso pode levar minutos, horas, ou até mesmo dar a sorte de pegar a van quase cheia, e quase para sair!


2. Carros individuais


É a opção mais cara, tanto pelo conforto (transporta até 4 pessoas), quanto pelo fato de não precisar aguardar a van encher, para, então sairmos. 

Optei pela segunda opção, pois nosso tempo de estadia seria curto, então não queria correr o risco de perder muito tempo no aeroporto. 

A tabela de preços varia conforme o bairro (que pode ser consultada no site deles), e mais uma vantagem: se voltar com eles, ganhará 30% de desconto! (maaaaravilha!). 

O guichê se encontra logo na saída para o saguão do aeroporto, no seu lado direito. Apenas vão pedir o endereço do hotel, e realizar o pagamento (aceitam cartões - eu usei o cartão pré-pago internacional!). 

Tirada no táxi, à caminho de Montevideo (que vista, hein?!)


Hospedagem



Fiquei hospedado no Austral Hotel (clique aqui).

Não era nada demais, e bem velho! Mas era bem localizado, no centro de Montevideo, o que permitiu fazer todos os percursos à pé pela cidade, não precisando de nenhum meio de transporte. Fiz um mapa só para ter uma idéia do roteiro turístico ao redor do hotel: 

Destaque azul: a localização do hotel. Pontos vermelhos: atrações turísticas.


Por esse motivo (fácil deslocamento), acho que indicaria a hospedagem no centro. Além de ser um pouco mais barato, não gasta muito tempo para fazer todos os passeios. 

Praticamente, fiz tudo em 1 dia! 

Nos outros dias, conheci mais ao redor do hotel, e entrei em comércios locais. 


Principais pontos turísticos



Os pontos que eu marquei para visitar, eram: 
  • Plaza Independencia
  • Puerta de la Ciudadela
  • Palacio Salvo
  • Teatro Sólis
  • Parque Rodó (um parque que fica a beira-mar, mas não fui! Dizem que é muito bonito tirar fotos da roda gigante)
  • Rambla (a avenida que beira o mar, aconselhamos ir ao final da tarde para ver o pôr-do-sol! É muito bonito, e na época, estava frio demais! euamofrio)
  • Sábado: tem uma feira de antiguidades na Plaza Matriz! 
Próximo ao Mercado do Porto, havia um ponto de informação turística, e lá peguei um mapa com os principais pontos. Caso não ache nenhum lugar desses, peça na recepção do hotel.

A maioria dos comércios e restaurantes/lanchonetes, bem como supermercados e farmácias, estão concentrados ao longo da Avenida 18 de Julio, principal avenida de Montevideo.


Alimentação


O primeiro jantar, foi no restaurante (muito famoso, pelo visto. Havia muitas placas pela cidade) El Fogón (clique aqui). O restaurante é ótimo, e o preço não chega a ser exorbitante. O atendimento é bom (não tenha receio de usar o português, eles já estão acostumados), e a comida é excelente! Experimente a parrillada. 

O café-da-manhã era no hotel, mesmo. A maioria dos hotéis na América do Sul já incluem o café-da-manhã nas diárias.

O almoço foi no Mercado do Porto (clique aqui), muito famoso pelas parrilladas, e principal ponto turístico de Montevideo, e como sou vegetariano, não aproveitei as carnes de lá.

Restaurantes dentro do Mercado do Porto
Caso queira uma segunda opção, e tentar restaurantes em outros bairros de Montevideo, vi a dica de um site (www.saliracomer.com) onde é possível ver a opinião sobre os restaurantes, e ainda realizar reservas!


Lembre-se de pedir um táxi na recepção do hotel para ir ao restaurante, e no restaurante, pedir para os garçons chamarem um táxi para retornar ao hotel. 

Para economizar, o resto das refeições não foram em restaurantes.

Como iria ficar poucos dias, não custa nada comer bobeiras para substituir refeições, né? :-) para comprar comidas e bebidas diferentes, fui muito ao supermercado Ta-Ta. Essa é a minha parte favorita das viagens: ver o que os moradores locais consomem, como consomem. É a melhor parte de sentir uma parte da cultura de Montevideo. Há muitos supermercados espalhados pela Avenida 18 de Julio! 

Enfim, gostei muito de Montevideo.

Há mais o que conhecer do Uruguay, e pretendo voltar para conhecer outras cidades.

O país é maravilhoso, e as pessoas muito educadas, além de não ter o braço esquerdo... pois está ocupado com uma garrafa térmica com água quente debaixo do braço, e uma cuia com mate quente na mão! :-)

Abaixo, umas fotos que tirei (foram poucas mesmo!):

Rambla (avenida que beira o mar) no pôr-do-sol! Romântico <3

Suado dinheiro em peso uruguayo

Plaza Independencia

Avenida 18 de Julio, vista da Plaza da Independencia

Puerta de la Ciudadela

Plaza Matriz

Calle Sarandi, e um dos avisos para bolinhos de cachorro (tinha muitos pela cidade!)

Fim da viagem: esperando para voltar!
Tecnologia do Blogger.