Usando o celular em suas viagens



Aproveitando o post sobre os aplicativos de viagem que uso no meu iPhone, vou falar um pouco sobre como aproveitar os benefícios do celular para quando for viajar ao exterior.

Os chips de celular e os celulares desbloqueados nos permitiram muitas coisas além de poder escolher operadoras diferentes. Também foram uma mão na roda para quem viaja constantemente, e não pode ou não consegue ficar incomunicável seja onde for.

Dependendo do lugar para onde for viajar, é muito fácil acessar o wi-fi de locais públicos para uma pesquisa rápida, mas se o seu destino não for tão tecnologicamente avançado assim, a melhor opção é escolher por um plano pré-pago de operadoras de celular do país. 

Muitos países, acostumados a receber turistas, têm operadoras de celular que disponibilizam planos e pacotes de dados para deixar o uso do dinheiro mais eficiente.

Usei duas vezes esses recursos, e foram experiências muito boas. É ótimo se sentir conectado e estar preparado para qualquer eventualidade. No meu caso, não utilizo plano de ligações internacionais, pois prefiro confiar nas tecnologias de voz pela internet (Skype, Viber, etc) e gastar o menos possível. Minhas viagens costumam ser curtas, então não há a necessidade de ligações extensas (diferente de quem vai passar uma temporada, seja por estudo ou trabalho, aí sim vale a pena contratar um plano de ligações internacionais). Nas duas vezes, optei apenas pelo plano de internet.


New York, NY, USA

 



Pesquisei bastante pelas operadoras dos Estados Unidos, e achei duas opções: AT&T e T-Mobile.

Em relação custo x benefício, a AT&T seria a melhor opção. Porém, essa operadora exige algumas particularidades de configuração, e senti receio de não conseguir redefinir minhas configurações depois para o original. Li alguns relatos de pessoas que tiveram seus aparelhos bloqueados, não aceitando o chip do Brasil.
 
A T-Mobile tem planos pré-pago (clique aqui para conferir) para conexão 4G ilimitada por 70 dólares por mês, e 100 MB de 4G (excedendo os 100MB, a sua conexão fica mais lenta, mas ainda sim, ilimitada) por 50 dólares por mês. Ambos oferecem mensagens de texto (SMS) e ligações locais ilimitadas, e são os dois pacotes mais atrativos para checar e-mails, manter sua rede social atualizada, trocar mensagens pelo WhatsApp, e até mesmo realizar ligações pelo Skype ou Viber. A qualidade da velocidade e do serviço de internet móvel é indiscutível, ainda mais para quem sofre com os planos de dados no Brasil (seja com o sinal, com a velocidade...). Em alguns pontos, o 4G sumiu, mas ele retorna bem rápido! ;-)

O procedimento foi super simples. Basta ir a uma das infinitas lojas da T-Mobile, e solicitar a um vendedor um "Prepaid SIM Card" e, caso não saiba o tipo de chip (SIM CARD) do seu aparelho, apenas mostre ao vendedor, e ele saberá qual o tipo (SIM Card, Micro SIM Card, Nano SIM Card etc). O valor do chip é 10 dólares + plano de dados (70 ou 50 dólares) + impostos. 

Tudo o que precisa para obter o Prepaid SIM Card, é o seu passaporte, e mesmo que não tenha sido solicitado a mim, acho importante sempre ter em mãos o endereço completo de onde está hospedado, principalmente o Zip Code (CEP). É bom sempre estar previnido :-)


Buenos Aires, AR

 


Em Buenos Aires, utilizei os serviços da Movistar (confira aqui os planos), que é uma operadora da Telefônica. Na época (em 2012), eu escolhi o plano de dados de 1 GB usando 3G, e o valor era de 10 pesos argentinos para 2 dias de internet ilimitada (até atingir 1 GB). Pelo que conferi agora nos planos, é necessário realizar uma recarga de 30 ou 50 pesos, e a internet só é debitada dos seus créditos no dia em que utilizar, sendo cobrado 1 peso por dia (usando internet ilimitada durante o dia todo). 

Para solicitar, vá até uma loja da Movistar (fui na Av. Santa Fe, 1844 - Av Callao x Av Santa Fe) e solicite o "chip pré-pago".

Caso não saiba o tipo de chip (Chip, Micro Chip, Nano Chip) apresente o seu aparelho para que o vendedor escolha o chip para o seu celular. O valor do chip, quando fui, era de 12 pesos + o valor de créditos que desejar colocar. 

É necessário levar o seu documento (RG ou passaporte) e o endereço completo do hotel. 

Micro Chip (Movistar) e Nano SIM Card (T-Mobile)

Paris, França



Em Paris, utilizei os serviços da SFR (clique aqui para ver o plano). Adquiri o plano de € 24,99, onde usei internet 3G de 500 MB durante 1 mês.

Fui à uma loja da SFR, levando passaporte e endereço. Pedi o prepaid sim card, e uma recarga que durasse mais de 10 dias, e me ofereceram esse plano de € 24,99.

Posso afirmar que o serviço valeu à pena, ainda mais pelo fato de ter sido a primeira vez que estive na França, e usei muito o mapa e o mapa de metrôs para me localizar. A qualidade da conexão 3G é bastante superior aos serviços 3G do Brasil, e minha bateria sobrevivia tranquilamente!

Ao adquirir o chip na loja, é necessário ligar para o número em que for indicado no contrato para ativar a sua linha (também achei isso bastante ultrapassado, mas...), e eu recebi um link, via SMS, para cadastrar a minha linha no site da SFR (não sei se é via de regra).

Pedido de cadastramento no site da SFR.


Considerações finais...


O custo x benefício só se aplica se você for um usuário que precisa estar conectado, seja para checar e-mails, pesquisar rotas em mapas, ou até mesmo compartilhar os momentos da sua viagem em redes sociais.

Por estar em um lugar diferente, acho aconselhável sempre contar com a ajuda da tecnologia, mesmo que só para utilizar os mapas e se localizar. Isso me ajudou a evitar muitos caminhos errados em Buenos Aires, evitando que eu fizesse o percurso mais longo por não conhecer direito as ruas de lá.

Tecnologia do Blogger.