Primeira viagem internacional? O guia absolutamente completo



Eu me lembro das muitas e muitas dúvidas que eu tinha quando fiz minha primeira viagem internacional, e nenhum blog ou site ou pessoa conseguia esclarecer a principal dúvida: como proceder no aeroporto? 

Resolvi fazer um passo-a-passo de como proceder depois que você desce do avião, num país totalmente diferente.

Veja 5 motivos para viajar sozinho (a) clicando aqui.

Após as 2 primeiras viagens internacionais, percebemos como os procedimentos são parecidos e tudo parece ser mais fácil (menos a paciência de encarar filas!). 

1º passo: IMIGRAÇÃO

 



Depois que a primeira classe, e a classe executiva deixam o avião (com a aparência melhor do que quando entraram no avião), chegou a vez da classe econômica. Pessoas impacientes enfileiradas nos corredores apertados do avião, e que caminham com passos apressados até chegar na fila da Imigração. Todos perdidos procurando a fila para entrar, com o passaporte e formulários em mãos, até achar a fila de "Non-citizens" (não-cidadãos). 

Em alguns países podem fazer perguntas como: onde ficará hospedado, motivo da viagem, comprovar que há renda para se sustentar no período em que for ficar no país. Por isso, é importante ter todas as informações em mãos, por escrito, para eventuais perguntas. 

Eventualmente, pedirão para colocar alguns dedos ou todos os dedos para colher as suas digitais, e também podem pedir para se posicionar na frente da câmera para tirarem uma foto (de você cansado da viagem, com sono, sem banho!). 

Depois de tudo isso, você recebeu o "Ok!" para prosseguir? Segue o pessoal, e se desloque até a esteira de bagagens (Baggage Claim)!

2º passo: ESTEIRA DE BAGAGENS



Esse momento é crítico, temos mil sensações ao mesmo tempo:

- Ansiedade: "cadê minha bagagem que não vem?"; "por que a mala daquela pessoa chegou primeiro que a minha?"

- Medo: "tá demorando demais!"; "será que foi extraviada?"; "devem estar jogando ela de qualquer jeito, ela vai aparecer toda quebrada!" 

- Impaciência: "não é possível, por que justo a minha?"

- Alívio e felicidade: "o pior já passou!"

Vale sempre a dica de identificar muito bem a sua bagagem! 

Sempre achamos que nossas malas são únicas, e é impossível que comprem malas iguais a sua. Só na esteira da bagagem percebemos o quanto não fomos originais em comprar aquela mala! Aconselho sempre a colocar alguns aparatos que identifiquem a sua mala de longe (isso também evita que peguem a sua mala por engano), como: fitas, lenços coloridos (bem) amarrados nas alças da mala, etc... aí vai da criatividade de cada um! 

* Não deixe de colocar etiquetas (dentro e fora da mala) com nome completo, endereço no Brasil, telefone do Brasil, e-mail e qualquer outra informação que facilite o contato!  


3º passo: ALFÂNDEGA

 



Após uma longa espera, já com a sua mala, é hora de se dirigir à Alfândega (Customs). 

Essa parte varia muito de destino para destino, também. Em alguns lugares, é preciso entregar um outro formulário alegando se você tem algo a declarar (ou não). E depois disso, você passa direto para o saguão do aeroporto. 



Em outros casos, apenas pedem para você passar a sua bagagem em uma esteira enorme de raio-x. 



É bom ter em mente que, dependendo do que carregar (por via de regra, evite colocar produtos de origem animal, sementes, e tudo o que é considerado suspeito/perigoso), podem convidar você a abrir sua bagagem para inspecionar tudo. Vamos evitar contratempos e constrangimentos, né, gente? 

Na dúvida, veja dicas de como fazer as malas! Veja o post aqui.

E é isso aí, pessoal!


Depois que passar pela alfândega, é só ir para a saída e começar a explorar as novidades do seu destino! 

Curtiram as dicas? Agora vejam o post sobre como organizar a sua viagem em 7 passos! Clique aqui.

Tecnologia do Blogger.