10 razões para viajar agora



Toda vez que surge uma oportunidade para visitar destinos novos, sinto aquela coceirinha para pesquisar informações de lugares, companhias aéreas etc. Tudo depende de dispor tempo e dinheiro que, muitas vezes, é contado até o último centavo.

Por isso, toda vez que decido alguma viagem, eu foco nas minhas 10 razões para cometer essas loucuras:



1. Viajar enquanto se tem saúde!

 



Esse é o ponto principal da minha motivação. Se temos uma situação financeira que nos permite viajar (e não falo de gastar até esvaziar os bolsos), temos que aproveitar da melhor forma possível, pois o dinheiro pode ser muito suado no final do mês, mas com o seu trabalho e dedicação, no final do mês ele sempre estará lá. Mas e a sua saúde? Essa aí, nem com dinheiro! É bom aproveitar quando temos saúde para conhecer novos lugares, pois é o que mais precisamos acima do dinheiro!


2. É algo que só você pode fazer por você mesmo

 

 

Podemos ver fotos, depoimentos, ler livros de turismo e dicas em blogs sobre as maravilhas do mundo, mas será que você vai ver exatamente o que seus conhecidos viram? Presenciar o momento é algo que ninguém faz por nós, e somente nós podemos formar nossas opiniões em cima de nossas impressões. 

Não pensem que, por um destino já ter aparecido em televisões, documentários, revistas e livros, não há nada de interessante a ser explorado. Se permita conhecer, e carregue a própria bagagem!



3. Viajar é construir, portanto, faça o planejamento

 


Assim como qualquer objetivo que demande uma grande quantidade de dinheiro, é importante sempre colocar as suas prioridades em uma balança, caso você não tenha um salário milionário. :-)
A minha paixão é conhecer lugares diferentes, e ao invés sair para jantar todos os finais de semana, ou qualquer outro tipo de gasto que posso evitar, eu sempre priorizo economizar para conseguir viajar. Mais uma vez, isso vai da renda de cada um, e das prioridades de cada um! Se você é uma pessoa que aprecia um jantar em um restaurante bacana, sem problemas! Economize naquilo que você acha que não fará tanta diferença, e no final das contas, toda economia é bem-vinda!



4. Ganhe novos horizontes!




Toda e qualquer profissão, ou estudo, ou qualquer atividade que exercemos, exige uma boa dose de criatividade ou novas formas de se analisar os fatos. Nas viagens, aprendemos muito sobre tudo: desde fazer economias e grandes barganhas até se virar com as mímicas! Quer jogo de cintura melhor do que esse para sobreviver em nosso cotidiano?







5. Aprenda novas culturas.






Toda e qualquer viagem tem serventia, pois as viagens são riquíssimas! Acho válido se permitir aprender a cultura de qualquer lugar que for (seja cidade, estado ou país diferente de onde você reside), é muito bom aprender como as pessoas agem, ou os costumes e hábitos que têm onde moram. Tudo isso que aprendemos na cultura local, é agregar valores a nós mesmos, como tudo o que foi dito no tópico 2!



6. Exerça a humildade!






Temos um péssimo hábito de acharmos que já sabemos de tudo dessa vida, e que tudo não é páreo para nós, sábios da humanidade e compreensão, né? Pois é... não! É cômodo e fácil de ficarmos em nossa zona de conforto (onde vivemos), sem lutar em novos desafios, e levar os desafios passados como verdade universal. Bem, não deixa de ser, mas há muito o que aprender nesse mundo! Não iremos morrer sabendo 100% de tudo, mas por que não aproveitar ao máximo o nosso tempo de vida para aprender coisas boas?



7. Aprenda a se comunicar

 


Uma das coisas desse mundo que mais me chama atenção, e que me impressiona, é o poder que o ser humano tem em se comunicar, seja por gestos, idiomas, mímicas, sinais de fogo... todo lugar que visito, gosto de prestar atenção na forma em que a informação é passada! Sempre aprendo novas palavras para coisas, comidas, lugares, que eu nem sabia que existiam! Mesmo que não entenda, é interessante demais ouvir novas línguas e ver novos gestos, isso só mostra o quanto ainda temos a aprender! :-)



8. Se permitir errar para aprender!

 


Em nossa sociedade, no lugar onde vivemos, à medida que temos mais responsabilidade, mais perfeitos precisamos ser para nos sentirmos aliviados de não estar sob julgamento em caso de falhas (?). O lado doce e belo de ser um turista, em terras desconhecidas, é poder errar, é falar uma besteira e aprender com esses erros pequenos por faltar conhecimento/informação! Até divertimento sai disso! Errar o caminho, misturar os idiomas, "sem querer" adentrar locais que não são permitidos... só errando para aprendermos para sempre! :-)



9. O frio na barriga!

 

 

A melhor sensação da minha vida, foi o frio na barriga que senti em todas as novidades e aventuras da minha vida: primeiro beijo, primeiro dia na escola, primeiro dia na faculdade, primeiro namoro, primeiro dia do primeiro emprego... essa adrenalina (mesmo que seja pouca!) é muito boa, e uma boa dose de endorfina vai sempre bem! Todo destino causa frios na barriga: será que vai dar tudo certo? As coisas irão do jeito que planejei? (Não!) Será que vou me perder? Será que vou conseguir me achar?! Dúvidas que só acabam no momento que você pisa no seu destino! Sensação única!



10. O importante é ser feliz!

 


Muitas pessoas vão questionar se você pode ($$$) se permitir a fazer tudo isso, ou vão ter uma pontinha de inveja em tudo o que disserem sobre suas viagens. Mas, é bom sempre ter em mente: quem trabalhou muito não foram as pessoas, não são as pessoas que estão financiando (espero!), e muito menos são elas que estão ganhando experiências únicas, pessoais e intransferíveis! Só você vai estar lá para poder dizer se vai valer à pena ou não!


Se permita algumas extravagâncias, caso você seja um apaixonado por viajar como eu! :-)



Tecnologia do Blogger.